"Carpaccio" refrescante de Abacaxi

Quer uma sobremesa leve, refrescante, simples e gostosa? Minha diva é esse lindo prato de abacaxi servido bem gelado e com açúcar de hortelã para ficar ainda mais refrescante. Se você achar que só a fruta não é o bastante para sobremesa, você pode servir com iogurte de coco bem gelado ou sorvete de coco. Ambos combinam muito bem com o abacaxi e com os dias quentes do “outono” brasileiro. Ah, essa receita vai pra minha irmã Ana Carolina, ela que me ensinou a fazer esse abacaxi, só acrescentei o açúcar de hortelã!

Ingredientes:
Abacaxi bem maduro
Hortelã fresca
Açúcar cristal
Limão (usei o siciliano, mas pode usar o normal)

Para saber se o abacaxi está maduro, segure firmemente uma das pontas internas da coroa do abacaxi e puxe. se a folha soltar facilmente o abacaxi está maduro. Lembre de escolher uma fruta firme, sem nenhuma parte amassada.
Lave bem o abacaxi em água corrente e com a ajuda de uma escovinha para retirar qualquer sujeira da casca. Com uma faca grande e amolada, descasque o abacaxi. Não retire a casca muito fina, você precisa retirar até ficar só a polpa sem nenhum ponto marrom.

Dica: Ao cortar o abacaxi dessa maneira, você desperdiçará muita fruta. Então, reserve as cascas e o miolo do abacaxi e bata no liqüidificador com outro abacaxi inteiro (polpa e casca). Coe e sirva no almoço! O sabor da casca não irá interferir no sabor do suco!

Parta o abacaxi em quatro partes na vertical, e com a ponta da faca, retire o talo do miolo que é muito duro e fibroso.

Dica: Lembre-se de guardar o talo para fazer suco.

Com a faca bem afiada, corte fatias super finas e arrume-as em um prato largo e raso. (com um abacaxi cobri dois pratos grandes como esse). Reserve.

Lave e seque as folhas de hrtelã. Pegue um punhado só das folhas (não use os talos), coloque em um pilão e comece a socar até formar quase que uma pasta. Acrescente metade do açúcar e soque mais um pouco.

O açúcar ficará bem verde e úmido. Acrescente o restante do açúcar (o suficiente para que fique como uma areia úmida) e apenas misture.

Dica: Se sobrar do açúcar, use para adoçar o suco do abacaxi ou da fruta de sua preferência. Você também pode guardá-lo na geladeira em um pote bem fechado por alguns dias.

Salpique o açúcar por cima do abacaxi e para deixar tudo ainda mais refrescante, raspe um pouco da casca do limão (só a parte amarela ou verde) e esprema algumas gotinhas do suco por cima. Leve a geladeira até a hora de servir. Se desejar, decore com folhas de hortelã e um as folhas internas da coroa do abacaxi.

Dica: Para ficar mais gelado, minutos antes de servir, coloque o prato no freezer. Só não esqueça que é para não congelar

Anúncios

2 thoughts on “"Carpaccio" refrescante de Abacaxi

  1. Olá! Estou conhecendo seu blog esta semana… Já vi várias receitinhas que adorei! Estou seguindo!Convido vc para conhecer meu blog tbm, e se gostar está convidada a seguir!Beijos! Parabéns!www.amenidadesdekelly.blogspot.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s