Hummus de Beterraba

Sobre essa receita eu digo só uma coisa: Mesmo que você não goste de beterraba (como eu), dê uma chance a ela. Eu até como beterraba, prefiro a crua do que cozida. Queria comer mais, já tentei comer na salada, cozida, ralada no sanduíche, suco com cenoura e laranja (tem coisa mais saudável?!), mas sempre vinha na minha boca aquele gostinho de terra. Pois é, terra. Até que um dia, eu “passeando” pelo pinterst, vi a imagem de um patê magenta quase roxo (acho que tinha algum phosothop naquela imagem!). A cor me conquistou. Abri o link e era: Hummus de beterraba. Nessa hora foi quase um banho de água fria e pensei ” Pô… logo beterraba”. Pesquisei por outras receitas de “Hummus de beterraba” no próprio pintrest. Abri dois ou três e vi que algumas receitas com grão de bico, e outras apenas com a beterraba. Então decidi fazer usando grão de bico (por dois motivos: primeiro porque hummus É de grão de bico e segundo porque seria mais um sabor para mascarar o gosto de terra da beterraba) e dei mais uma chance à beterraba, e não me arrependi! Não segui nenhuma das receitas nas quantidades, e vi várias, por isso Não coloco o link de nenhuma aqui.

Ingredientes:
1 xícara de grão de bico
3-4 beterrabas
Suco e raspas de limão
1-2 dentes de alho
Tahine* (pasta de gergelim)
Sal
Azeite
Pimenta-do-reino

*Quando eu preparei não tinha encontrado o Tahine. Então fiz sem e ficou gostoso. Um dia depois, fui na Mundo verde e encontrei. Comprei e misturei cerca de 2 colheres de chá de Tahine ao Hummus já pronto. Dá um gostinho suave de gergelim bem característico do hummus tradicional.

Deixe o grão de bico de molho e cozinhe seguindo as orientações da embalagem. O ideal é que o grão fique bem cozido. Lave bem as beterrabas e envolva uma a uma com papel alumínio. Leve ao forno pré-aquecido e deixe lá dentro até está cozida. Teste enfiando a ponta de uma faca nas beterrabas, a faca deve entrar facilmente.

Desembrulhe as beterrabas e deixe amornar um pouco. Retire a casca puxando ou “beliscando” levemente as beterrabas. Coloque a beterraba cortada em um processador de alimentos, pique grosseiramente o alho e acrescente também raspas de meio limão.

Coloque o suco de meio limão, sal, pimenta-do-reino, um fio de azeite, o tahine (se você tiver) e o grão de bico escorrido.

Bata bem no processador até virar uma pasta homogênea. Verifique o sabor. Eu gosto dele bem azedinho, então coloquei mais limão e um pouco mais de azeite. Armazene na geladeira até a hora de servir.

Sirva com torradas e bom apetite!!

Deixe um comentário