Schwarzwälder Kirschtorte (Bolo Floresta Negra)

Já falei aqui algumas vezes que não sou tão fã de fazer bolos. Nunca fui boa nisso e acho a espera (enquanto o bolo está no forno) muito tensa! Mas, como era meu aniversário, achei que deveria tentar. Então, comecei a procurar uma receita boa de bolo de chocolate. Em um dos meus livros tinha a receita de  “Schwarzwälder Kirschtorte”, então pensei, nada mais atual em minha vida do que fazer uma torta alemã pra comemorar meu aniversário… Li a receita do bolo e achei estranhíssima… não levava fermento, nem manteiga, nem óleo… dai pensei: “Isso não vai dá certo, vai virar um bolo solado…”, continuei na busca por uma receita que me parecesse mais fácil e confiável enquanto me concentrava na frase “Espero que não sole. Espero que o bolo não sole” repetindo em minha mente como um mantra. Lembrei que minha amiga Catá (do blog Gelladeira) tinha me dado uma vez uma receita de bolo que na época fiz em versão cupcake e recentemente ela tinha me reenviado o link. Decidi fazer essa receita, claro que não resisti (acho que pra deixar a espera ainda mais tensa e emocionante), e modifiquei um pouco a receita… No fim, tudo deu certo e aqui está a receita!
(receita original do bolo aqui)





Ingredientes
Para o bolo:
3 xícaras de farinha de trigo com fermento
2 xícaras de açúcar refinado
1 e 1/4 xícara de chocolate em pó (sem açúcar)
3/4 xícara de óleo (usei óleo de girassol)
2 ovos
2 xícaras de água quente
1 c. chá de bicarbonato de sódio

Para o recheio e cobertura:
Cereja em calda*
500-600ml de creme de leite fresco bem gelado**
1/4 xícara (bem cheia) de Açúcar de confeiteiro
Extrato de baunilha (opcional)
1 barra de chocolate amargo (pelo menos 50% cacau)

*Pelo que eu li, é usado cereja fresca e feito uma calda natural com elas, mas como aqui, principalmente essa época do ano, é impossível encontrar cereja fresca, usei apenas as em calda.

** Precisa ser creme de leite fresco, é o único que vira chantilly com facilidade ao ser batido.

Comece untando e enfarinhando bem uma forma redonda com manteiga. Usei uma de fundo removível. Ligue o forno a 200 graus para pré-aquecer. Reserve. Em seguida, peneire os ingredientes secos: a farinha com o bicarbonato de sódio…

…O chocolate em pó e o açúcar. Misture bem até incorporar todos os ingredientes.
Acrescente o óleo e os dois ovos, misture. Aos poucos (e sem parar de misturar) acrescente a água quente até formar uma massa lisa e homogênea.
Despeje a massa na forma untada, de leves batidinhas na forma contra a bancada para retirar possíveis bolhas de ar e deixar a massa uniforme. Leve ao forno pré-aquecido a 200 graus.
Enquanto o bolo assa, prepare o recheio e cobertura. Coloque o creme de leite em uma vasilha e peneire o açúcar de confeiteiro por cima. Bata vigorosamente com um fuêt ou use a batedeira…
Quando chegar na textura de chantilly, acrescente cerca de uma colher de sopa da calda da cereja e 1 colher de chá de essência de baunilha. Misture (sem bater) para incorporar. Reserve na geladeira. Em seguida, pique uma barra de chocolate amargo (mínimo 50% de cacau) em lascas irregulares. Reserve.
Dica: Não bata o creme de leite demais. Isso vai separar a gordura e talhar o creme, virando uma manteiga.
Dica2: deixe o chocolate na geladeira alguns minutos antes de picar. Depois, coloque-o novamente na geladeira. 
Para saber se o bolo está pronto, o melhor é usar aquele velho truque do palito. Espete o palito bem no centro do bolo, se sair limpo, está pronto. Deixe o bolo esfriar naturalmente e desenforme.
Dica: não abra o forno nos primeiros 20 minutos. O ar frio que entra no forno pode fazer com que ele não cresça.
Dica 2: só desenforme o bolo quando ele estiver frio, caso contrário pode quebra-lo. 
Com o bolo totalmente frio, corte-o ao meio com a ajuda de uma faca serrilhada e grande. Umedeça as duas metades do bolo com um pouco da calda das cerejas*.
*Originalmente é usado o Kirch, um tipo de licor de cereja. Mas como era um bolo de aniversário e crianças iriam comê-lo, optei por usar apenas o caldo das cerejas.
Obs: Pelo que li também, o bolo originalmente tem três camadas. Mas como a receita e minha forma não não era grande o suficiente resolvi partir só em dois. Se desejar, faça outra receita para ter mais uma camada do bolo. Lembre-se de aumentar a quantidade de chantilly e cerejas.
Espalhe cerca de metade do chantilly na base do bolo. Pique as cerejas (separe algumas inteiras para decorar) e espalhe por cima do creme.
Com cuidado e com a ajuda de uma tábua, posicione a outra metade do bolo em cima do creme com cerejas. E com a outra metade do chantilly, cubra todo o bolo (reserve um pouco para decoração).
Com a mão, “grude” o chocolate picado em toda a lateral do bolo. Em seguida, coloque o restante do creme em um saco de confeiteiro (ou saco tipo ziplock), faça um corte na ponta e faça pequenos picos de creme ao redor do bolo e um maior no centro. Decore com as cerejas inteiras restantes.
Leve o bolo à geladeira até a hora de servir. Depois é só enfeitar com velinhas, cantar os parabéns…
… soprar as velinhas e BOM APETITE!!!
Anúncios

8 thoughts on “Schwarzwälder Kirschtorte (Bolo Floresta Negra)

  1. Mari que lindo o seu bolo, digno de vitrine de loja de tortas. Mesmo sem ter ido pra teu níver, fiquei muito feliz por ter contribuído com a execução do bolo, mesmo que intuitivamente, rsrsrsrss. Ficou showww. Bjosssss

  2. Oi Mari!Parabéns pelo aniversário e pelo lindo blog! Conheci hoje teu blog e fiquei fascinada pela maneira como colocas a receita, com passo a passo, bem explicadinha e com fotos maravilhosas! No mesmo dia olhei todas as receitas e copiei muitas pra mim, inclusive enviando para amigas(os), obviamente enviando o link do teu blog para que eles acessem. Simplesmente adorei! Mais uma vez Parabéns!!beijoNara -Porto Alegre/RS

  3. Oi Nara! Obrigada pelos parabéns! Fico muito feliz que você tenha curtido o Blog, espero que volte aqui sempre para olhar novas receitas. Como o meu forte não é a quantidade dos ingredientes, fique a vontade para fazer críticas, perguntas ou sugestões! Obrigada pela divulgação entre seus amigos também! espero que eles gostem assim como você!Obrigada novamente!! Continue aparecendo por aqui! Beijos

  4. Mari, parabéns atrasado! Adorei ver aqui no blog a receita do meu bolo preferido! As fotos estão lindas!!! Vou tentar fazer sim, com certeza! Sucesso e um beijo grande da xará pernambucana que é fã do seu blog! =)

  5. Oi Xará! Esse bolo é mesmo uma delícia! Sou louca por cerejas e a massa do bolo é fofinha e bem fácil de fazer, até eu acertei! 😀 Faz mesmo, foi tão elogiado que já foi solicitado para ser a sobremesa do dia das mães aqui em casa! 🙂 Beijos e obrigada!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s