Camarão flambado com cachaça

Não é de hoje que preparo receitas com bebidas, petiscos, prato principal ou sobremesa, adicionar algum tipo de bebida alcoólica às receitas agrega um sabor único além de valorizar qualquer receita. Já fiz Camarão com cerveja, Carne com cerveja escura, Pernil de porco com pêssego, bacon e cachaça e até uma sobremesa “exótica”: Sopa de morango. Dessa vez a bebida escolhida foi a nossa boa e velha Cachaça! Lembre-se, para ter um bom resultado, escolha produtos de qualidade, inclusive a cachaça. Então, vamos à receita porque o feriadão já está batendo na porta!!

Ingredientes:
Camarão fresco com casca e cabeça (cerca de 500g)
1 limão siciliano
3-4 dentes de alho
Cerca de 100 ml de cachaça envelhecida
Manteiga
Sal
Pimenta do reino
Azeite de oliva
Ramos de tomilho fresco
Tabasco à gosto

Em uma vasilha, tempere os camarões com sal, pimenta do reino, suco de meio limão siciliano…

… raspas de limão e os dentes de alho cortado em fatias bem finas.

Finalize temperando com um generoso fio de azite. Misture bem e deixe marinando na geladeira por alguns minutos.
Enquanto isso, aqueça uma frigideira grande, e preferência anti-aderente. Coloque a manteiga (o suficiente para quando derreter, cobrir todo o fundo da panela) e um fio de azeite (isso vai ajudar a não queimar a manteiga).

Quando a manteiga estiver derretida e bem quente, acrescente o camarão temperado e espalhe de modo que n!ao fique um por cima do outro (ou quase…). Sem mexer a panela, deixe o camarão refogar ate ficar levemente alaranjado de um lado. Então, vire os camarões para que fritem do outro lado. Esse processo é rápido, então fique atendo para não passar do ponto.

DIca: O camarão deve está levemente alaranjado por fora, mas como usei camarões grandes, o interior ainda estará bem suculento e “mal passado”. Este é o ponto certo.

Chegou a hora da diversão e do CUIDADO! A cachaça pega fogo com muita facilidade por conter em média 40% de álcool. A minha dica é: Apague o fogo, jogue a cachaça por cima do camarão, ligue o fogo e incline um pouco a panela sobre a chama do fogão até que pegue fogo, ou então, use um fósforo de cabo longo para isso. CUIDADO a chama pode ser bem alta. Mas não se apavore, mecha a panela em movimentos circulares bem devagar, o fogo se apagará rapidamente.

Quando o fogo se apagar, desligue o fogão, transfira o camarão para uma assadeira larga, novamente, tente não deixar os camarões empilhados. Espalhe alguns raminhos de tomilho por cima do camarão e corte a outra metade do limão em fatias bem finas. Arrume por cima e leve a assadeira ao forno pré-aquecido a 200 graus.

Você poderia finalizar o camarão cozinhando na frigideira, mas esse processo dará uma textura bem crocante a casca do camarão além de agregar o sabor do tomilho e das faias de limão. Fique de olho no forno, o camarão estará pronto quando ficar com as pontinhas bem tostadas.

Pronto, o camarão está pronto para ser servido!

Bom apetite!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s