Farofa de banana-comprida (ou banana da terra)

Como prometido, esse é o segundo acompanhamento para a Caldeirada de Frutos do Mar. Não é “só mais uma farofa”, na verdade farofa pra mim é coisa séria! (risos!!) Eu adoro farofa, acho que está no sangue e nas raízes dos brasileiros, especialmente dos nordestinos (provavelmente eu estou sendo repetiria, mas fazer o que, né?). Farofa é sempre bom! É indispensável no churrasco, na feijoada, com sarapatel, com sururu, ensopados e até com macarrão e molho de tomate (hummm, estranho, né? acho que esse é o tipo da coisa que você come mais não fala pra ninguém! mas sério, é uma delícia!).
A farofa pode ser preparada de várias maneiras, bem simples, só na manteiga, ou pode ser Farofa de ovo, farofa de jerimum, farofa com linguiça, com miúdos, Farofa de Maça, Farofa de banana e dendê, você pode acrescentar frutas secas, castanhas… enfim, o que a sua imaginação mandar.
Para acompanhar a caldeirada eu decidi fazer Farofa com banana comprida pra deixar o jantar ainda mais brasileirinho!

Ingredientes:
Farinha de mandioca
Banana comprida
Cebola roxa
Manteiga com sal
Azeite
Salsinha fresca
Sal
Páprica doce
Pimenta dedo-de-moça (opcional)

Em uma panela de fundo largo, derreta a manteiga* com um pouco de azeite em fogo baixo. Enquanto isso, pique uma cebola roxa em cubos pequenos. Quando a manteiga derreter, acrescente a cebola e refogue bem até começar a dourar. Cuidado para não queimar a cebola.

*A quantidade de manteiga que usei foi maior do que a da foto, acrescentei mais depois, mas esqueci de tirar nova foto. É preciso ter manteiga suficiente para refogar e fritar a banana e envolver toda a farinha sem deixar a farofa muito seca.

Dica: Sempre acrescente um pouco de azeite junto à manteiga, isso evita que a manteiga queime.
Dica 2: Usei a cebola roxa pois ela é mais adocicada do que a cebola banca, e esse sabor casaria bem com o sabor da banana, caso não tenha, use a branca.

Enquanto a cebola refoga, descasque e corte as bananas em cubos médios. Quando a cebola estiver no ponto, acrescente as bananas misture bem e deixe-as fritar mexendo de vez  em quando para que ela cozinhe de todos os lados e não grude na panela.

Dica: Escolha bananas maduras, elas são mais adocicadas, demoram menos para cozinhar e são mais macias.
Dica 2: Se você notar que a manteiga secou muito, acrescente mais um pouco e deixe derreter antes de colocar a farinha.

Em seguida, acrescente páprica em pó, misture delicadamente para não amassar a banana. Acrescente a farinha e misture. Deixe o fogo ligado para tostar um pouco a farinha. Mexa sempre para não queimar o fundo. Caso necessário, acerte o sal.

Dica: Acrescente a farinha aos poucos e preste atenção para não deixar a farofa muito seca.

Finalize com um pouco de salsinha picada e se desejar, um pouco de pimenta dedo-de-moça. Além do sabor, dá um toque colorido ao prato.
Bom apetite!

Anúncios

4 thoughts on “Farofa de banana-comprida (ou banana da terra)

  1. Olá, Mariana!Já vim aqui ver a receita da farofa no dia de sua postagem e hoje venho para te convidar a visitar o meu blog e ver uma de suas receitas que fiz no fim de semana e postei hoje! Bjinhus,Sandra Bylaardt – cozinhasanta.blogspot.com

  2. Oi Sandra!Que bom que você está acompanhando o blog :)Visitei o seu, e a escolha da receita foi ótima! aquelas batatas gratinadas são divinas, não são?Gostei muito do seu blog também! Obirgada pelo comentário lá!Beijos!

  3. Olá Mariana, vim conhecer seu blog através da querida Sandra, peguei a receita das batatas, que delicia que deve ficar, adorei, vou dar uma espiada no seu blog e conhecê-lo com calma. Voltarei mais vezes. Beijinhos

  4. Oi Josy! Espero que você volte várias vezes aqui para dar uma espiadinha 🙂 Essa receita das batatas é fabulosa! vale muito à pena, eu sou suspeita, mas acho (e espero) que você encontre outras várias receitas tão boas e apetitosas quanto! QUalquer dúvida ou sugestão é só falar!Beijos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s