Spaguetti alla Puttanesca

Hoje é segunda, todo mundo ainda com aquela moleza do fim-de-semana, trabalhando ou estudando com a maior preguiça… Quer dar um “upgrade” nessa segunda-feira nublada e sem graça? Que tal um jantarzinho especial hoje a noite?! “Cozinhar numa segunda-feira a noite?!” Isso mesmo, essa receita tem poucos passos e poucos ingredientes. O segredo? Um bom tomate enlatado (você pode escolher tomates pelados inteiros ou já picados) e uma boa massa. Então, saindo do trabalho, compre os ingredientes que estão faltando, e se prepare para salvar a sua segunda-feira do marasmo e completo desencanto!

Ingredientes:
Spaguetti de boa qualidade (pode usar massa fresca ou seca)
Tomates pelados (inteiros ou já picados)
Azeitona preta sem caroço (já cortadas em rodelas)
Alcaparras
Filé de anchova
Orégano
Alho
Pimenta calabresa seca
Sal
Pimenta-do-reino
Azeite de oliva
Queijo parmesão e salsinha fresca para decorar

DICA: se você usar a massa seca, o tempo de preparo da massa é praticamente o mesmo tempo de preparo do molho. O ideal é que os dois fiquem prontos ao mesmo tempo ou que o molho fique pronto antes. Evite cozinhar a massa primeiro. Isso faz com que ela esfrie e passe do ponto (já que continua cozinhando com o calor, mesmo já escorrida).

Enquanto a água do macarrão ferve e você colocar a massa para cozinhar (massa seca), prepare o molho: Em uma frigideira larga, aqueça um fio de azeite, um dente de alho espremido  um pouco de pimenta seca e cerca de 4-5 filés de anchovas*.
Com a ajuda de uma espátula, quebre os filés de anchova e refogue até virar uma pastinha. Acrescente o orégano (cerca de duas colher de chá). Continue refogando em fogo baixo.

*Se preferir um sabor mais leve use apenas 3.

Acrescente um pouco de alcaparras escorridas (mais ou menos uma colher de sopa) e cerca de o dobro da quantidade das azeitonas. Misture bem. Em seguida, acrescente os tomates pelados previamente amassados (ou se encontrar os tomates já em cubos).

Dica: a quantidade de azeitona e alcaparras fica a gosto de cada um. Mas lembre-se que o sabor, principalmente das alcaparras, é bem forte. Isso pode deixar o sabor do molho muito enjoado e mascarar o sabor do tomate.

Deixe o molho ferver e encorpar. Ajuste os temperos, se necessário acrescente um pouco de sal (com cuidado pois as azeitonas e alcaparras já são salgadas), pimenta do reino e um fio de azeite. E o molho estará pronto para servir. Escorra a massa (reserve um pouco da água do cozimento, se o molho ficar muito seco, acrescente um pouquinho dessa água e ferva.) e arrume os pratos. Decore com lascas de queijo parmesão e salsinha fresca.

Bom apetite!!

6 thoughts on “Spaguetti alla Puttanesca

  1. Clap, clap, clap!!!(acho que é esse o som das palmas, hehe!)Mariana: adoro massas e adoro este molho!As suas fotos ficaram muito tentadoras!Deu vontade de ir prá cozinha e fazer!Bjinhus,Sandra Bylaardt

  2. Hahahahah Adorei o som das palmas Sandra!! 🙂 Muito obrigada! Sou louca por massa (estou estudando e lendo bastante para começar a testar massa caseira!)Esse molho é uma delícia, um dos meus favoritos (esse e o de frutos do mar)… Obrigada novamente!!Ah, dou o amior apoio ao "ir pra cozinha fazer" :)Beijos

  3. Oi, Mariana!Descobri seu site há pouco tempo, um amigo em comum que me mandou o link. Hoje, ele virou um dos meus prediletos. Venha quase todo dia aqui para aprender uma nova receita. Sempre bem explicada e com fotos de ótima qualidade. Parabéns, tanto pelo cuidado que você tem quanto pelo talento como cozinheira. E obrigado por me ajudar na cozinha também! =) Beijos.

  4. Oi Maria Clara,Poxa, muito obrigada mesmo pelo recado! Que bom que você está gostando do blog, das receitas e das fotos, realmente eu faço tudo com muito carinho e cuidado. Ah, e fico feliz em saber que o blog está te ajudando na cozinha! 🙂 Sempre que tiver alguma dúvida, sugestão ou até pedido pode falar que estou aqui pra isso! 🙂 visita também a página do facebook.Beijos

  5. Olá Mariana! Descobri seu blog totalmente ao acaso, buscando receitas de alguma coisa que já não lembro o que era, rs. Adorei! Receitas excelentes, um bom mix de pratos elaborados e outros bem simples de fazer! Já favoritei e voltarei sempre! Também adoro cozinhar, é um descanso pra minha mente! Comecei a registrar meus pratos há 1 mês, quem sabe não me animo e monto um blog de culinária também? :)Lendo suas receitas tive a impressão de que você mora na Alemanha, certo? Eu também estou morando há 1 ano em Bonn – e às vezes é bem difícil encontrar alguns ingredientes… Quando tiver alguma dúvida vou te perguntar, ok? Um abraço e sucesso!Anna

  6. Oi Anna, que bom que tás gostando do blog! 🙂 fico super feliz! Ah, e o blog foi sugestão de uma amiga minha e me ajudou muito a catalogar as receitas e deu um empurrão enorme na minha paixão pela cozinha e também fotografia! Eu indico! ahaahhahahSim, estou morando na Alemanha, ao mesmo tempo que é difícil encontrar alguns ingredientes (principalmente frutas e ingredientes mais típicos) você encontra bastante coisa diferente e de boa qualidade, como ervas frescas e legumes… QUalquer dúvida pode falar!! Beijos

Deixe um comentário

