Antepasto de berinjela

A alguns dias atrás eu estava no apartamento do meu irmão e da minha cunhada. Estávamos lá bebendo, conversando, e os dois estavam recebendo alguns amigos lá. Depois de muito falatório, imaginem a cena: três homens e sete mulheres (eu disse sete!) falando e falando, muitas vezes ao mesmo tempo (aquele tipo de conversa paralela ou as vezes cruzada…), minha Camis, minha cunhada, serve um pratinho com torradas, patê e antepasto de berinjela. O “Ai, eu adoro antepasto de berinjela”foi unânime. E uma das amigas da minha cunhada, Kika, disse que queria muito saber fazer aquele antepasto e perguntou se eu sabia. Eu disse “acho que sim”! Não sei se vai ficar igual, mas eu sei fazer um antepasto de berinjela gostoso, eu só costumo cortar em quadradinhos e coloco também abobrinha, nesse caso eu vou fazer um só com pimentão, berinjela e cebola e cortar tudo em tirinhas… Essa receita tinha ficado prometida!
Uma semana depois, resolvi fazer um jantar especial para meus Pais (fotos e detalhes do Menu na página do facebook), Lembrei que meu pai é louco por antepasto de berinjela, ratatouille e coisas parecidas. Então, resolvi servir o antepasto como couvert e colocar a receita aqui pra todos!

Ingredientes:
3-4 berinjelas
1 pimentão vermelho grande
3-4 cebolas roxas (usei 4 pequenas)
Cerca de 1/2 xíc. de passas brancas sem semente
Cerca de 1/2 xíc. de azeitona roxa
2 dentes de alho
Orégano
Sal
Pimenta-do-reino
Shoyo
Vinagre Balsâmico
Açúcar mascavo (usei cerca de 3 colheres de sopa)
Azeite de oliva

Comece descascando e cortando as berinjelas em tirinhas. Corte-a em fatias finas, depois coloque as fatias uma em ciam da outra e em seguida corte em tirinhas finas.
Coloque toda a berinjela cortada em um escorredor de macarrão e tempere com sal. Misture para que haja sal em todas as tirinhas.

Dica: A quantidade de sal é relativamente grande, mas você irá lavar a berinjela antes de usar, então não se preocupe. Esse passo é importante para retirar o amargor e o excesso de água da berinjela e para que ela não absorva muito óleo no preparo.

Enquanto as berinjelas descansam, corte as cebolas em fatias bem finas, aqueça um fio de azeite em uma frigideira ou panela larga e esprema os dois dentes de alho. Em seguida, coloque as cebolas fatiadas e deixe refogar em fogo baixo e tampada. Abra a tampa e mexa durante o preparo. O importante é não deixar a panela secar, caso isso aconteça, acrescente um pouquinho de água e misture.

A cebola precisa murchar bem e ficar adocicada e escura. Acrescente então o pimentão cortado em tirinhas, as passas e a azeitona picada. Misture e deixe refogar, sempre em fogo baixo.

Tempere com um pouco de sal, pimenta-do-reino moída e cerca de 1 colher de sopa de orégano. Acrescente um pouco de vinagre balsâmico misture, deixe refogar e reduzir o vinagre.

Dica: não coloque muito vinagre para não correr o risco de ficar muito ácido.

Enquanto isso, lave bem em água corrente a berinjela salgada. Esprema para retirar o excesso de água e depois seque mais um pouco com um pano de prato limpo.

Adicione a berinjela ao refogado e misture bem. Deixe refogar por alguns minutos, acrescente um pouco de shoyo e um pouco de açúcar mascavo (não coloque as 3 colheres de vez, vá aos poucos até obter um sabor levemente adocicado). Misture, tampe e deixe cozinhar um pouco para o açúcar derreter e caramelizar.

Dica: A partir desse ponto é preciso sempre experimentar a berinjela para saber se está no ponto. Todas as nuances dos sabores são sentidas, mas sem exagero. Nem muito salgada, levemente adocicada e com um toque de acidez.

A berinjela vai começar a escurecer. Lembre-se de manter o fogo baixo, a panela tampada e misturando de vez em quando. Caso precise, acrescente um pouco mais de shoyo, vinagre balsâmico ou açúcar. Quando estiver pronto, passe para um vidro limpo e esterelizado. Cubra com azeite de oliva extra-virgem, tampe, deixe esfriar e conserve na geladeira.

Sirva com pães ou torradas. Na foto temos: o antepasto de berinjela, Hummus de beterraba (fique de olho no blog, essa será a próxima receita), e azeite de trufas com uma gotinha de vinagre balsâmico. Servido com fatias de pão italiano.
Bom apetite!!

7 thoughts on “Antepasto de berinjela

  1. Oi Nara! Faz mesmo, é uma delícia, e coberta com azeite e bem fechada dura vários dias na geladeira. Se preferir divide em potes menores esterilizados, assim você só abre o que for usar na hora. Diz pra todos os teus contatos curtirem e seguirem o Blog também! HAHAHAHA Beijos!!

  2. Oi Mari!Tu mereces muitos elogios mesmo! O teu blog é lindo, tuas receitas são ótimas, tuas fotos maravilhosas e a maneira como tu explicas tudo é muito legal! Como tu vês, sou tua fã mesmo! rsrs beijoNara

Deixe um comentário

