Pirão de peixe ou pirão de caldeirada

E para acompanhar a caldeirada, nada melhor que um belo e saboroso Pirão. Fazer pirão é super simples, se a base da caldeirada, peixada ou moqueca está saborosa e bem temperada, basta aquecer o caldo e acrescentar lentamente a farinha de mandioca. Caso o caldo retirado do prato principal não seja suficiente para a quantidade de pirão desejada (como foi o meu caso) veja as dicas na receita a seguir.
Antes disso eu preciso registrar a minha felicidade ao preparar esse pirão. Coisas que antes de cozinhar e principalmente antes de morar fora do Recife nunca imaginei sentir… Estava eu lá em casa, a Caldeirada e a farofa já estavam prontas, os convidados já estavam na sala, Estávamos todos lá bebendo, conversando e petiscando até chegar a hora de preparar e servir o prato principal – o pirão deve ser feito na hora de servir. A farofa não precisa está super quente e a caldeirada você pode aquecer um pouco antes de servir – eis que chega a hora do pirão. Estou lá mexendo os ingredientes, peço ajuda a Peter para derramar a farinha aos poucos enquanto eu mexo o pirão. De repente me vejo dançando e cantarolando um sambinha enquanto cozinho. Peter olha pra mim e pergunta: “- O que foi?” e eu respondo, com um sorriso imenso no rosto: “- ‘Estou fazendo Pirão na Alemanhã! Pirão!!”. Devo admitir, nunca me imaginei nessa cena, mas devo dizer que adorei!!!

Ingredientes:
Caldo da caldeirada
Caldo de Peixe
1/2 cebola picada em cubinhos
1 dente de alho
1 colher de sopa de extrato de tomate
Leite de coco
Coentro, cebolinha e salsinha picados (o restante que sobrou do preparo da caldeirada)
Pimenta-do-reino
Tabasco (opcional)
Azeite
Sal (opcional)

Como o caldo que retirei da caldeirada não foi suficiente fiz o seguinte: Aqueci um fio de azeite em uma panela alta. Refoguei a cebola picada e o dente de alho amaçado. Quando começou a ficar transparente acrescentei o extrato de tomate e o caldo de peixe (cerca de metade do volume do caldo da caldeirada). Deixei levantar fervura, acrescentei um pouco de leite de coco e o caldo retirado da caldeirada. Deixei levantar fervura e acertei o tempero com um pouco de tabasco, sal e pimenta do reino e por fim, acrescentei o cheiro verde picado.

O segredo é experimentar sempre. Quando chegar no sabor desejado (o mais próximo do sabor do caldo da caldeirada), acrescente a farinha de mandioca aos poucos e sem parar de mexer. É muito importante que a farinha seja despejada aos poucos e sem parar de mexer para que se consiga a textura certa e não “empelote”.
O pirão não deve ficar muito grosso. Lembre-se de que quando esfriar um pouco o Pirão irá engrossar. Sirva imediatamente.

Bom apetite!!

2 thoughts on “Pirão de peixe ou pirão de caldeirada

  1. Mariana:Adorei o seu blog! Muito legal o passo a passo das receitas! Essa caldeirada até me inspirou para servir em meu aniversário (apesar de que ainda tá longe…). Esse pirão… agora tô esperando a sua farofa, hein!Gostei tanto do blog que até me inscrevi por email, para não eprder nada, hehe!Parabéns!Bjinhus,Sandra Bylaardt

  2. Oi Sandra!! Poxa, que bom que você gostou, fico super feliz!! Eu faço esse blog com muito amor e carinho, assim como eu cozinho. E me sinto super recompensada ao ver que outras pessoas também estão gostando dele!!Faz mesmo pro teu aniversário! é garantia de sucesso!! 🙂 Vou colocar a receita da Farofa hoje! E, se você quiser pode conferir outras receitas de farofa que já publiquei no blog (como a de maçã verde, uma delícia!)Beijos, e obrigada novamente! até a próxima receita!

Deixe um comentário

