Bacalhau à Gomes de Sá

Semana santa está chegando e é sempre bom reunir a família e celebrar a vida. Para isso, nada melhor do reunir todos em volta da mesa para saborear uma boa comida, regada a vinho, cerveja e muita conversa boa. A receita de hoje é uma receita de Bacalhau bem simples e rápida de fazer. Os ingredientes são simples e você pode preparar com o bacalhau comprado em lascas e salgado (que é bem mais barato que o outro). Essa receita é uma versão da receita original datada de 1926. Na verdade ela nem é tão parecida com a original (pelo menos a encontrada aqui). Esta versão eu adaptei do site “Sabor intenso”, um site Português de receitas.

Ingredientes:
Cerca de 800g de bacalhau
4 cebolas cortadas em tiras
4-5 batatas
2 dentes de alho
1 pimentão vermelho
3 ovos
Azeitona preta sem caroço
Salsinha
Azeite de oliva de boa qualidade
Pimenta-do-reino

Inicie dessalgando o bacalhau. Ferva de uma a duas vezes em água abundante e escorra bem. Experimente o bacalhau para verificar se não está muito salgado. Não é preciso retirar completamente o sal do peixe, pois no restante da receita não usarei sal. Caso prefira, retire bem o sal do bacalhau e lembre-se de acrescentar sal no restante do preparo.

Enquanto o bacalhau ferve, descasque e corte as batatas em rodelas largas (cerca de 1cm). Leve a batata e os ovos para ferver. Quando a batata estiver al dente escorra e reserve. Retire os ovos e deixe esfriar.

Em uma frigideira larga, aqueça um generoso fio de azeite (o suficiente para cobrir o fundo da panela), acrescente a cebola cortada em tiras finas e dois dentes de alho esmagados. Misture bem e deixe refogar. Corte o pimentão vermelho em tiras largas (cerca de 1cm) e refogue junto com a cebola.

Quando a cebola e o pimentão estiverem bem refogados (começando a dourar), acrescente metade das azeitonas cortadas ao meio. Misture bem e refogue mais um pouco. Acrescente o bacalhau escorrido e já dessalgado, tempere com pimenta-do-reino e mais um pouco de azeite. Misture delicadamente.

Acrescente metade da salsinha picada e transfira o bacalhau para uma travessa maior*. Coloque as rodelas de batata e o restante da salsinha picada. Misture delicadamente para não quebrar as batatas.

Descasque e corte os ovos em rodelas, trasnfira o bacalhau para a travessa onde será servido, decore com os ovos em rodelas e o restante das azeitonas.

Finalize com pimenta-do-reino e um belo fio de azeite extra virgem. Sirva em seguida.
Bom apetite!!

Anúncios

2 thoughts on “Bacalhau à Gomes de Sá

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s