Lasanha de abobrinha

Já pensou em prepara uma lasanha sem a massa? Estranho, né? Mas essa receita é assim, no lugar da massa, usei abobrinha fatiada. Você também pode usar beringela (mas é preciso grelhar levemente as fatias antes) ou ainda fazer a lasanha mista, com uma camada de beringela e uma camada de abobrinha.
Eu garanto que mesmo quem diz não gostar de abobrinha ou beringela vai gostar dessa receita! Ah, e aqui eu utilizo presunto de peru light, mas se você preferir uma lasanha vegetariana, utilize apenas os queijos.

Ingredientes:
Abobrinhas
Presunto de peru
Ricota amassada
Mozzarella ralada
Molho de tomate (não use o peneirado, escolha um molho de tomate com pedaços e de boa qualidade)
Azeite
Sal
Pimenta-do-reino
orégano
Alecrim

O molho de tomate que eu comprei vem apenas com os tomates picados, não é temperado. Então, para dar uma incrementada e também reduzir um pouco o molho, leve ao fogo, acrescente um pouco de orégano ou manjericão, um ramo de alecrim, sal e pimenta-do-reino à gosto. Misture e deixe ferver lentamente para reduzir e obter um molho bem consistente.
Enquanto isso, lave e seque bem as abobrinhas, retire as pontas, e com um descascador de alimentos (ou um cortador de queijos) retire um pouco da casca na parte superiro…

… em seguida, comece a fatia-la até chegar na parte das sementes. Essa parte não dá para fatiar, então, vire o lado da abobrinha e comece novamente pelo outro lado. Repita o processo em todas as abobrinhas.

DICA: – Não usamos o miolo da aborbinha nessa receita, mas você pode pica-los em cubinhos pequenos, refogar com azeite e cebola e acrescentar arroz branco já cozido.
            – Corte todos os lados da aborninha, mesmo os que ficarem bem finos.

Agora é só começar a montagem*: Espalhe um pouco do molho de tomate no fundo de uma assadeira ou travessa de vidro. Arrume as abobrnhas de maneira que fiquem um pouco uma em cima da outra. Feito isso, tempere com um pouco de sal, pimenta do reino e um fio de azeite. Em seguida, cubra com uma camada do presunto de peru…

*DICA: Antes de montar, eu sugiro que você coloque as fatias de abobrinha em um refratário  (pode colocar uma por cima da outra), cubra com filme plástico e leve ao microondas por alguns poucos minutos, depois, escorra todo o líquido que se formou. Com as fatias pré-cozidas, comece a montagem.

Dessa ver eu esqueci de fazer isso, ficou uma delícia do mesmo jeito, mas como a abobrinha solta muito líquido, o molho ficou meio ralo. Quando você cozinha as fatias antes, parte da água sai, então o molho não ficará tão aquoso.

… por cima do presunto, coloque uma mistura da ricota com a mozzarella ralada. Repita as camadas até o final. A última deve ser de molho e em seguida…

… finalize com o restante do queijo para gratinar. Leve ao forno pré aquecido em temperatura média/alta. Deixe cozinhar e gratinar. A lasanha estará pronta quanto estiver bem dourada por cima.

DICA: retire do forno e deixe descansar por alguns minutos antes de servir.

Sirva com fatias de pão e, se desejar, decore com raminhos de alecrim.

Bom apetite!!

Anúncios

6 thoughts on “Lasanha de abobrinha

  1. Nossa ta dando água na boca.. Isso é maldade rs.Eu tava aqui na net procurando uma receita light pra colocar no meu blog,e me deparei com o seu blog..Muito bem montado, virei fã..Vc se incomoda se eu usar a sua receita?Pode deixar que falo que foi daqui do seu blog que peguei,e ainda vou indicar.Meu nome é Marcia.Meu blog é http://www.minhapeleoleosa.com.br, falamos de tudo lá..Beijos.

  2. Oi Márcia! Obrigada pelos elogios ao blog, que bom que você gostou!Quanto divulgar a receita em seu blog, é claro que eu não me importo, como você falou, dando os créditos de imagem e receita, é claro que você pode usar, pode não deve! hahahaha :)Ah, lembra que pra deixar a receita mais levinha não se deve usar muito queijo mussarela, o ideal é usar apenas a ricota esfarelada e colocar a mussarela apenas na parte de cima para gratinar e sentir aquele queijinho puxando, e claro, aliviar no azeite.Testa a receita e me diz o que você achou!Beijos e volte sempre aqui no blog!

  3. Obrigado Mariana, vou fazer esse fim de semana.E pode deixar, lógico que vou colocar seu blog como fonte.. Muita gente vai dar uma passadinha por aqui.. Ha se tiber face me add facebook/mcloiraBeijos e obrigado..

  4. Oi Márcia, realmente não dá pra dizer uma quantidade, depende do tamanho do refratário usado. E eu acho essa receita boa por isso, não se prenda as menidas, é só ir montando que no final dá certo!abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s