Crumble de Pera e Damasco

Crumble… não sei nem o que falar… Acho que é a receita de sobremesa mais prática que existe, além de não ser muito doce, e, pode-se dizer que é uma sobremesa saudável! Leva pouco açúcar, bastante fruta, e, se desejar, castanhas ou amêndoas na massa. Ah, se você preferir, pode substituir 1/3 da farinha de trigo branca pela farinha integral. Tá vendo?! Eu falei que era saudável!!
Pronto! Essa é a desculpa que todos precisam pra “cair de boca” numa sobremesa deliciosa, e com pouco, ou quase nenhum peso na consciência!
Infelizmente, quando preparei essa receita, eu estava atrasada (pra variar um pouco) e fiz tudo bem rápido. A receita ficou uma delícia, já as fotos… Espera aí… Que fotos?! Só tirei uma foto do preparo e uma foto da receita pronta (que nem ficou lá uma grande foto). Mas insisto, vale à pena experimentar essa receita! Ah, e para ver passo-a-passo do preparo do Crumble, voccê pode ver outras duas receitas que tem aqui no blog, essa com Morango, vinho do porto e amêndoas e essa com cereja e pêssego

Ingredientes:
Recheio:
Pera portuguesa bem madura*
Damasco seco (cerca de 1/2 da quantidade da pêra já cortada em cubinhos)
Água quente
Suco de meio limão
Açúcar (bem pouco, o Damasco seco já é bem doce)

“Farofa”:
Farinha de trigo
Açúcar (cerca de 1/2 da quantidade de farinha)
Castanha do Pará
Manteiga gelada cortada em cubos

1. Descasque as peras preservando os cabos. Corte a parce de cima das peras (cerca de 1/3), pique a outra parte em cubinhos (lembre-se de retirar as sementes).
2. Pique os damascos secos também em cubinhos, coloque-os em uma vasilha e por cima um pouco de água quente (não é preciso cobrir, colpque só um pouco de água para hidratar os damascos);
3. Em uma vasilha maior, junte as pêras, o damasco, o suco de limão e o açúcar. Misture bem e reserve.
4. Prepare a farofa: Comece fazendo uma farofa grossa com as castanhas do pará. Você pode picá-las coma  faca ou usar um processador de alimentos. O ideal é que você deixe alguns pedaços maiores para dar uma textura crocante à massa;
4. Agora é só juntar todos os ingredientes em uma vasilha maior e, com as mãos, misturar tudo até obter uma farofa bem úmida.

DICA: Acrescente a manteiga aos poucos até dar o ponto certo.

5. Separe pequenos potinhos de cerâmica (a quantidade de potinhos é a mesma quantidade de peras que você usou), unte com um pouco de manteiga e divida o recheio do crumble. Não coloque até o topo, lembre-se que ainda vai colocar a farofa. Por cima, coloque a parte da pêra com o cabinho.
6. Finalize colocando a farofa em volta da pera cobrindo todo o recheio.
7. Leve ao forno pré-aquecido em temperatura média/baixa. O crumble estará pronto quanto a farofa estiver dourada e sequina.

8. Sirva quentinho com sorvete de creme (ou de iogurte) ou apenas polvilhe um pouco de açúcar de confeiteiro.

Bom apetite!!

Anúncios

3 thoughts on “Crumble de Pera e Damasco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s