Minha versão de "Chili con Carne"

Chili con carne é um prato típico mexicano, eu não tenho ideia se é assim que se preapara, por isso é a “minha versão” da receita. Não é um prato muito comum no Brasil, mas vi que é bem comum aqui. A primeira vez que comi foi em uma festa do tipo “vem todo mundo aqui pra casa, traz o que for beber, e pra comer tem Chili con carne e pão”. Tinha uma panela de Chili con carne em cima do fogão, ao lado tinha bastante pão, pratos e “cumbuquinhas” para cada um se servir. Mais prático impossível, heim?
Eu já fiz essa receita duas vezes aqui, e as duas foram aprovadíssimas. É rápida e prática e dá pra fazer uma quantidade grande de uma vez só sujando basicamente só uma panela (Iupiii!!)
Ah, sabe aquela carne moída de cachorro-quente que fazemos pra festa de criança? é uma versão dela só que mais incrementada, com mais molho e, como diz o nome, picante, é claro!
Então, aproveitem que hoje é sexta-feira, chamem os amigos para celebrar a vida e se deliciem com essa receita.

Ingredientes:
Carne moída
Cebola
Alho
Pimentão colorido (usei um de cada cor, vermelho também)
Tomate
Molho de tomate (usei um molho de tomate não peneirado)
Pimenta dedo-de-moça
Milho cozido (em lata)
Feijão em lata*
Pimenta verde em conserva
Salsinha
Sal
Pimenta-do-reino
Azeite
Tabasco (opcional)

*Nunca vi desse feijão no Recife. Ele é grande, parece uma fava, roxo e levemente adocidado. Não vem com molho, é como o milho ou ervilha enlatados. Pode ser substituído por feijão roxo cozido só na água.

Pique o alho, e corte a cebola, o tomate e os pimentões em cubos (tomate e pimentões sem semente). Em uma panela grande, aqueça um pouco de azeite e refogue a cebola com o alho até que fique transparente. Acrescente os pimentões em cubos e em seguida os tomates. Deixe refogar um pouco.

Acrescente a carne moída e tempere com um pouco de sal e pimenta-do-reino. Misture e deixe refogar. Quando a carne estiver quase cozida, acrescente a pimenta dedo-de-moça* cortada em rodelas finas e metade do Chili verde também fatiado. Deixe cozinhar por alguns minutos.

*A quantidade de pimenta fica á gosto de cada um. Se você não quiser que a receita fique muito picante, retire as sementes da pimenta dedo-de-moça.

Quando a carne estiver cozida, acrescente o molho de tomate e misture bem. Em seguida, acrescente o feijão, o milho e o restante do Chili em conserva escorridos. Deixe ferver por alguns minutos.

Dica: O Chili con carne deve ficar bem molhado, caso ache necessário, acrescente mais molho de tomate e um pouco de água.

Finalize acrescentando um punhado de salsinha picada. Misture tudo e desligue o fogo. Se necessário, acrescente mais sal, pimenta-do-reino e/ou Tabasco à gosto.

Sirva com nachos, torradas e pães e, porque não, com uma cerveja gelada!
Bom apetite e bom fim-de-semana!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s