Talharim com aspargos e presunto cru

Essa receita leva basicamente quatro ingredientes: Massa (é claro!), aspargos, presunto cru (pode ser presunto de parma) e queijo parmesão. É bem simples de fazer, apesar dos ingredientes (o presunto cru e os aspargos frescos) não serem os mais baratos ou fáceis de encontrar. Mas, se você encontrou aspargos no mercado, quer testar uma receita, mas não tem ideia como prepara-los, fica aqui uma boa dica! Ah, e pra variar, essa é mais uma receita do Kochhaus! Fiz há um bom tempo atrás, mas as fotos estavam esquecidas aqui em uma outra pasta. Encontrei hoje (ao fazer uma arrumação e limpeza, diga-se de passagem, bem necessária, aqui nos meus arquivos), então resolvi publica-la! Espero que gostem! Até a próxima.

 Ingredientes:
Talharim
Aspargos Verdes
Presunto cru
Queijo Parmesão
Caldo de legumes (usei o de cubinho mesmo)
Vinho branco seco (metade da quantidade usada do caldo)
Alho
Azeite de Oliva
Sal*
Pimenta-do-reino

*Normalmente os caldos de legumes em cubinhos já são bem salgados, assim como o queijo e presunto. Use o sal como de costume para cozinhar a massa e apenas no final da preparação do molho, se achar necessário.

Lave e seque os aspargos. Quebre a extremidade (cerca de 2-3cm da base)  com os dedos, é fácil sentir a altura para quebrar, pois essa área é bem fibrosa e não é boa para comer. Descarte esses pedaços. Com uma faca, corte cerca de quatro dedos da ponta dos aspargos. Reserve.

Corte em tirinhas ou rale, usando um ralador grosso, o que restou dos aspargos (o meio dos talos). Pique dois dentes de alho e rale o queijo parmesão. Reserve.

Em uma frigideira larga, aqueça o azeite e coloque o alho picado e as pontas dos aspargos para refogar. Antes do alho dourar, acrescente o restante dos aspargos picados, misture bem e deixe refogar por alguns minutos.

Acrescente o caldo de legumes e o vinho branco (o suficiente para cobrir o refogado), e deixe ferver em fogo médio. Aproveite para colocar a massa para cozinhar.

Enquanto o aspargo cozinha, corte os presuntos em tirinhas. Quando a massa estiver cozida, escorra toda a água e coloque dentro da panela com o molho de aspargos (que a essa altura também já deve está cozido). Acrescente 2/3 do presunto e 2/3 do queijo parmesão ralado. Misture delicadamente, tempere com pimenta-do-reino e sal (se necessário).

Sirva em seguida colocando as tirinhas do presunto cru que restaram e o queijo ralado.

Bom apetite!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s