Carne com com molho de vinho e balsâmico e gratinado de batata

Depois dessa foto ai de cima, fica até difícil escrever alguma coisa… Mas, deixa eu tentar. Essa é mias uma receita do Kochhaus. Preparei para um jantarzinho com uma ilustre visita que tive o prazer de hospedar aqui por uma semana, meu amigo Dro (Adroaldo Carneiro) e outro brasileiro que está aqui por um tempo, Andrew. Andrew não conhecia o Kochhaus, mas de tanto eu falar quis conhecer. Dro já veio querendo conhecer após ver o que escrevi (aqui). Fomos um dia, e depois disso ele sempre perguntava “Quando vamos novamente?”. Aquele lugar é viciante! Ficamos tão na dúvida de qual receita comprar que acabamos escolhendo duas! (a outra colocarei aqui em breve).
Então é isso, não tem mais o que falar! 🙂 Vamos então à receita:

Arrumação dos ingredientes comprados no Kochhaus by Adroaldo

Ingredientes
Para o gratinado de batata:
3 Batata inglesa
200g Queijo defumado (tipo provolone ou scamorza)
ca. 400-500ml Creme de leite fresco
1 dente de alho
Sal
Azeite
Pimenta-do-reino
e…
Cereófilo*

*Você pode está se perguntando “Que p**** é essa?”, eu respondo “Tenho a menor ideia!”. Comprei porque estava lá! Se parece com uma salsinha crespa só que novinha, ou então com as folhas mais miudinhas do coentro. O sabor é mais parecido com o da salsa, só que bem mais leve. Isso é: use salsinha. Ah, quer saber o que é? olha aqui nesse link

Para a carne:
Filé ou contra filé cortado em pedaços altos
3 Cebolas
azeite
200ml Vinho tinto
150ml Vinagre Balsâmico
ca. 200ml de Água
Sal
1 colher de sopa de açúcar
Pimenta-do-reino
Tomilho fresco
1 cubo de Caldo de carne ou legumes

Obs: A receita é longa mas não é trabalhosa, e vale a pena esperar!

Comece pelo gratinado de batata pois ele fica cerca de 45 minutos no forno. Lave e descasque as batatas (trabalho de Andrew). Corte-as em rodelas finas. Faça o mesmo com o queijo defumado. Enquanto isso leve o creme de leite ao fogo baixo em uma panela pequena, acrescente um dente de alho (inteiro) e tempere com sal e pimenta-do-reino. Não deixe ferver, quando começar a formar uma espuma, desligue o fogo.

Arrume as rodelas de batata de forma que elas fiquem na vertical. Coloque as fatias de queijo entre as batatas. Derrame o creme de leite quente sobre as batatas, tempere com um pouco mais de sal e pimenta e regue com um fio de azeite. Leve ao forno pré aquecido até as batatas estarem cozidas e douradas.

Enquanto a batata estiver no forno, prepare a carne. Descasque e corte as cebolas ao meio. Depois corte em fatias bem finas. Aqueça um fio de azeite em uma panela larga, acrescente as cebolas e deixe refogar bem.

Quando a cebola começar a dourar, acrescente o vinho tinto seco…

… e 100 ml de água quente. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos. Acrescente o tomilho fresco (retire as folhas dos talinhos, trabalho de Dro)…

… acrescente o açúcar, misture bem e deixe cozinhar por mais alguns minutos. Enquanto isso, dissolva o cubo de caldo em água quente.
Derrame o caldo dissolvido na panela com as cebolas e mais 150ml de vinagre balsâmico.
Tempere as carnes, dos dois lados,  com sal e pimenta do reino. Coloque-as na panela e cubra com o caldo e as cebolas para cozinhar por cerca de 10 minutos.
A essa altura a batata já deve está gratinada. Prepara um molhinho para acompanhá-la: Pique finamente a salsinha (ou o Cereófilo, se preferir), tempere com sal, pimenta-do-reino e uma generosa porção de azeite. Se desejar (não está na receita, mas cai bem), acrescente algumas gotas de suco de limão ou de limão siciliano. Misture bem e reserve.
Agora é só servir! Bom apetite!!
Anúncios

4 thoughts on “Carne com com molho de vinho e balsâmico e gratinado de batata

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s