"Purê" rústico de cenoura

Essa receita de acompanhamento é simples e saudável. Vai muito bem com a Torta de Frango da postagem anterior. Eu adaptei, na verdade misturei duas receitas, do Chef Jamie Oliver. Eu não lembrava direito como era o purê de cenoura, e lembrava de um outro “purê”com batata doce (uma batata doce que é bem laranja) que ele misturava coentro, pimenta e queijo. Então, acabei misturando o que eu lembrava de cada uma e deu super certo.

Ingredientes:
Cenoura
Nabo*
Coentro
Tomilho seco ou fresco
Ricota
Manteiga
Pimenta dedo-de-moça
Sal
Água

*opcional
(na foto tem uma batata, mas eu desisti de usá-la)



Lave e descasque as cenouras e o nabo. Corte em fatias finas (agiliza o processo de cozimento). Tempere com sal, folhas de tomilho e acrescente água até cerca da metade. Tampe a panela e cozinhe em fogo médio (mexa algumas vezes) até que os legumes estejam bem macios.

Dica: não cubra a cenoura com água, coloque o suficiente apenas para que ela não queime e cozinhe no vapor, assim você não irá precisar escorrer e manterá os nutrientes.

Exprema a cenoura já cozida (não se preocupe se ficar alguns pedaços maiores), acrescente um pouquinho de manteiga e esquente mais um pouco até secar (caso tenha ficado muita água no fundo da panela). Desligue o fogo, acerte o sal e acrescente um generoso punhado de coentro e pimenta dedo-de-moça bem picados (se preferir, retire as sementes da pimenta para que não fique tão picante).

Misture bem e acrescente ricota amassada grosseiramente. Misture tudo cuidadosamente e sirva.

Bom apetite!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s