Pavê de Panetone com café

Especial de Natal

Contagem regressiva para o natal!! Que felicidade!! 🙂 E para adoçar esses últimos momentos, vai ai uma receita super simples e prática (eu avisei!). Mas uma vez não é exatamente uma receita e sim a montagem de uma sobremesa.
Eu conheço muita gente que não gosta de Panetone, seja pelas frutas cristalizadas ou pela massa do pão. Mas essa receita vai fazer com que todos queiram comprar panetone para o natal! Eu estava com a ideia de fazer essa receita (um pouco diferente, iria usar suco de laranja e contreau ao invés de café e amarula) quando eu vi no Blog Social 1  essa sobremesa e decidir trocar o suco de laranja por café e o Contreau por Amarula, até porque eu não tinha Contreau em casa e tinha Amarula, e por cima acrescentei as nozes e castanhas picadas. Mas, se você não gsota muito de café ou ao contrário de mim, tem Contreau e não tem amarula em casa, faz o teste (e depois me conta) usando o suco e o licor de laranja.

Ah, aproveitando essa, que talvez seja a última receita antes do natal, quero desejar a todos os meus amigos, família e aqueles que acompanham meu blog e me dão o estímulo para continuar cozinhando e publicando as receitas um FELIZ NATAL, com muita SAÚDE, PAZ, AMOR e comida gostosa!! 🙂

Agora, vamos a receita:

Ingredientes:
Panetone
Sorvete de creme
Chocolate amargo
Café (forte e sem açúcar)
Mix de nozes e castanhas (pistache, amêndoas, castanha de cajú, amendoim e nozes)*
Amarula

*use o que você tiver em casa

Corte o panetone em fatias. Faça uma camada de panetone (cobrindo todo o fundo da travessa, mas sem colocar um por cima do outro).

Regue o panetone com café e em seguida espalhe uma generosa porção de sorvete de creme por cima.

Dica: Deixe o sorvete fora do congelador durante o preparo, assim ele não estará tão duro na hora de usar, o que facilita, e muito, o processo.

Dica2: Quando experimentei a sobremesa pronta, achei que poderia ter colocado mais café. O sabor não ficou muito evidente e algumas partes do panetone ficaram secas.

Por cima do sorvete coloque raspas de chocolate e em seguida faça outra camada de panetone. Repita a mesma ordem até chegar no topo da travessa.

A última camada deve ser de sorvete. Por cima do sorvete, faça uma camada de amarula (com a ajuda de uma colher, abra espaços na lateral para que o amarula escorra para outras camadas). Pique o mix de castanhas.

Finalize com as castanhas picadas e mais um pouco de chocolate ralado. Leve ao freezer para endurecer um pouco. Quando for servir, coloque mais um pouco de amarula por cima.

Sirva bem gelado, e se desejar, derrame um pouco de amarula (deixe o licor no freezer) por cima. Ou faça uma calda com café e um pouco de açúcar, leve ao fogo até reduzir na metade.

Bom apetite e FELIZ NATAL!!!!

Deixe um comentário

