Chester recheado

Especial de Natal

Mas um ano terminando, e para comemorar com todos começo hoje (e espero publicar pelo menos quatro receitas) a publicar receitas natalinas. Com sobremesa, biscoito, acompanhamento e prato principal. Espero que gostem e aproveitem para fazer uma ceia de natal deliciosa!

A primeira receita vai ser de Chester Recheado, o recheio é bem especial, leva frutas secas, castanhas e verduras. Tudo bem colorido e com aquele sabor de natal. A farofa vira também um belo acompanhamento. Recheie o Chester com metade da farofa e a outra metade sirva para acompanhar a carne.
Usei um Chester desossado. Além de pequeno, ele cozinha mais rápido. Com o recheio e o suco de laranja, além da manteiga de especiarias, a carne fica suculenta e macia. Então, vamos a receita.

Ingredientes:
Chester desossado
Pão italiano (ou algum pão de casca dura ou “de ontem”)
Cebola roxa
Pimentões coloridos
Castanha de caju
Castanha do pará
mandioquinha
Damasco seco
Sal
Pimenta do reino

Para a manteiga de ervas:
Manteiga
sal
pimenta-do-reino
alecrim, tomilho e salsa secos (pode usar as ervas frescas)

Prepare a manteiga de ervas: Em uma vasilha, acrescente todos os ingredientes e misture bem. Divida em duas partes e reserve. Em seguida, prepare a farofa de pão*: corte o pão em pedaços médios, coloque em um processador de alimentos e bata até virar uma farofa. Despeje a farofa em uma travessa, espalhe e leve ao fogo para secar. Não precisa deixar dourar. Retire do forno e reserve.

*se você preferir pode usar a farofa de Panko.

Pegue metade da manteiga de ervas e esfregue no Chester. Lembre-se de colocar também dentro da cavidade e por baixo da pele do peito. Em seguida cubra a ave com suco de laranja. Cubra com filme plástico e leve a geladeira para marinar. Enquanto isso, prepare a farofa.

Em uma frigideira bem larga derreta a manteiga e acrescente a cebola cortada em cubos. Refogue bem.

Em seguida, acrescente os pimentões coloridos, também cortado em cubinhos. Misture e acrescente os damascos em cubos e as castanhas quebradas grosseiramente.

Acrescente a farofa de pão e misture bem. Por último acrescente a mandioquinha em cubinhos e já cozidas “al dente“. Acerte o tempero (sal e pimenta do reino), misture bem e desligue o fogo.

Retire o Chester da geladeira, recheie com a farofa* coloque parte do suco de laranja da marinada, cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido para assar (siga as instruções de tempo da embalagem). Na metade do tempo, retire o papel alumínio, regue com o suco e volte ao forno para terminar de assar e dourar. Lembre-se de regar com o suco algumas vezes durante o tempo final.

* O chester da foto está MUITO recheado. Não coloque tanto recheio, pois quando a carne assa ela diminui de tamanho e acaba “estourando” e o visual não ficará tão bonito.

Dica: Se você usar a ave com osso, não coloque tanto recheio pois isso dificulta a circulaçao do ar na cavidade interna e o tempo de cozimento pode chegar a dobrar. A dica é colocar uma tangerina ou um limão siciliano cozido e bem quente dentro da ave, e depois colocar o recheio (sem fechar completamente a cavidade).

Dica2: Se você quiser, pincele a ave com mel ou geléia de damasco quando estiver dourando. O açúcar dará um brilho ainda mais especial ao Chester.

Retire do forno, decore como desejar e sirva com a farofa.

Bom apetite e boas festas!!

Anúncios

3 thoughts on “Chester recheado

  1. Eu prendi com palito de dente ou de churrasco, você pode prender também com um ramo de alecrim. Lembre-se de não colocar tanto recheio como eu fiz, o visual vai ficar melhor! :)Me diz depois como ficou, abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s