Frango Piri-piri

Essa receita é daquelas que parece que leva horas para preparar e o frango precisa ficar horas marinando no tempero, isso é, muito complicada. Mas não. É super simples e rápida de fazer, e o frango não rpecisa marinar por nem um minuto se quer. O sabor é forte e picante (claro que você pode diminuir a quantidade de pimenta da receita), mas não é aquele prato que você só consegue sentir o sabor da pimenta, e depois de três garfadas você perde o paladar. É uma mistura de sabor forte que combina e ressalta o sabor do frango. Sirva com arroz branco ou arroz com sementes de coentro (receita em breve aqui no blog).
Ah, existe várias versões para essa receita na internet. Eu vi, a um tempo atrás, Jamie Oliver preparando esta receita, então, dei uma adaptada para o que eu tinha (e de como eu lembrava da receita) e ficou ótimo!

Ingredientes:
Coxa e sobrecoxa de frango
Cebola roxa
Pimentão colorido
Manjericão
Coentro
Pimentas frescas (se não tiver variada pode usar só a pimenta dedo-de-moça)
Limão ou Limão siciliano
Paprica em pó
Pimentão em conserva (opcional)
Azeite
Sal
Pimenta-do-reino
Alecrim e tomilho fresco (se não encontrar tomilho fresco pode usar só o alecrim)

Tempere o frango com sal e pimenta do reino e grelhe (primeiro com a pele para baixo) por alguns minutos em fogo médio até dourar. Vire o lado e deixe dourar a outra parte.

Enquanto o frango está na grelha, prepare o molho. Corte um pedacinho de cada pimenta (ou um pedaço maior da pimenta dedo-de-moça), a quantidade vai de acordo com o seu gosto. Raspe a casca de um limão, esprema o suco e reserve.

No liquidificador (ou em uma vasilha para bater com um mixer) acrescente uma cebola, um maço de manjericão, as pimentas, a raspa e o suco do limão, um pequeno punhado de coentro, metade ou um terço de cada pimentão, azeite, sal, pimenta do reino e um ou dois pedaços do pimentão em conserva.
Acrescente um pouco de água e comece a processar. Acrescente água aos poucos até formar um molho não muito líquido. Experimente, e se necessário acrescente mais pimenta, sal ou limão (você também pode usar vinagre de vinho branco para dar um toque mais ácido).

Separe alguns ramos de alecrim e tomilho. Quando os pedaços de frango estiverem com os dois lados bem dourados, transfira-os para uma travessa que possa ir ao forno, derrame por cima o molho de pimentão e finalize distribuindo aleatoriamente  os ramos de alecrim e tomilho.
Leve ao forno pré-aquecido em temperatura média e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos.

Dica: esfregue um fio de azeite nos ramos frescos. Isso evita que eles queimem rápidamente dentro do forno.

Enquanto o frango está no forno, prepare os pimentões grelhados. Corte o que sobrou dos pimentões coloridos em quadrados com cerca de 2cm. Na mesma panela que você grelhou os frangos, arrume  os pimentões de modo que a pele fique para baixo e que eles não fiquem um em cima do outro, para poder dourar por igual. Quando estiver dourado, vire e deixe grelhar do outro lado.
Retire o frango do forno, distribua os pimentões grelhados por cima e sirva a seguir.

Sirva com arroz branco ou arroz com semente de coentro.
Bom apetite!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s