Salada de Pepino

Essa receita vai em especial para meus pais! Quando eles vieram me visitar experimentaram essa salada de pepino (que é super comum aqui) e ficaram viciados. Meu pai então, todas as vezes que saíamos para almoçar e jantar, era só ele ver em um dos prato “acompanha salada de pepino…” que ele não queria mais saber do resto.
É uma salada leve e refrescante, além de super versátil, acompanhar bem carnes, frango, peixe. Tem duas versões, a com iogurte e a sem. Ah, outra opção é misturar com batatinhas cozidas cortadas em rodelas. A dica é cozinhar a batata “al dente” deixar esfriar e misturar com o pepino. É uma ótima entrada ou acompanhamento.
Ingredientes:
Pepino
Cebola roxa (ou Charlotta)
Dill fresco
Sal
Açúcar
Suco de Limão (ou vinagre de vinho branco)
Pimenta moída
Azeite
Iogurte natural*
Lave bem os pepinos. Se preferir, pode deixar a casca. Aqui eu optei por descascar grosseiramente (sem me preocupar em tirar toda a casca). Corte em rodelas finas. Coloque em uma vasilha e acrescente açúcar e sal (na proporção 3:1). Misutre bem e leve à geladeira por cerca de 10 minutos.
Dica: Após os 10 minutos experimente o pepino, caso tenha ficado muito salgado, coe (reserve um pouco do caldo) e lave em água corrente para retirar o excesso do sal. Retempere com um pouco de sal e açúcar ou com um pouco do líquido reservado.
Pique bem picadinho o dill e meia cebola roxa (após picada lave a cebola para o sabor não ficar tão forte). Misture ao pepino, acerte o tempero, acrescente um fio e azeite e um pouco de pimenta moída na hora.
Obs.: A quantidade de cebola da primeira foto não foi utilizada. Fiz duas receitas e ainda assim sobrou um pouco.
A salada está pronta para servir. Se preferir, deixe por mais alguns minutos no refrigerador para servi-la bem gelada.
COM IOGURTE:
Após a salada pronta, retire o excesso de líquido (para que não fique tão aguada) e acrescente um copo de iogurte natural cremoso. Misture bem.
Dica: Quanto mais líquido tiver mais “ralo” ficará o molho de iogurte. Se desejar uma salada mais cremosa retire o máximo do líquido possível. Lembre-se que parte do sabor da salada está nesse líquido, então não precisa jogá-lo fora.
Sirva a salada bem gelada. Se desejar, decore com um fio de azeite e um raminho de Dill.
Bom apetite!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s