Torta de frutas vermelhas com creme de limão

Eu fiz essa torta no mês passado para duas visitas muito especiais: Meus pais! Estava morrendo de saudade e eles vieram me visitar! (que feliz!!)
Como eu sabia que eles adoram frutas vermelhas, e, infelizmente, no Recife é super difícil (e caro) encontrá-las.
Você também pode fazer com outras frutas como kiwi, morango, cereja, pêssego, use a criatividade e faça diferentes coberturas!

Ingredientes
Massa:
  Biscoito maisena
  Manteiga gelada

Recheio:
  3 ovos
  Suco de 1 limão Siciliano
  Raspas do limão
  Açúcar (não medi a quantidade mais foi um pouco menos que uma xícara)
  400g de Creme Fraìche* (2 potes)
  Essência de limão (opcional)

Cobertura:
  Frutas vermelhas (morango, framboesa, amora, groselha)
  Geléia de damasco
  Água quente

Triture o biscoito no liquidificador ou no processador, adicione a manteiga fria em cubinhos e misture com a mão até formar uma massa com a textura de “areia molhada”.

Forre uma forma redonda de fundo removível (fundo e laterais). Aperte bem a massa para “colar” em toda a forma. Leve ao forno pré aquecido para dourar levemente.

Enquanto isso, prepare o recheio: Em uma vasilha, coloque os ovos, o açúcar, a raspa do limão e bata. Acrescente o creme fraiche* e misture bem, por último, acrescente o suco de um limão e algumas gotas de essência (ou óleo) de limão (opcional).

*Nunca achei creme Fraiche no Recife, e sempre quis usá-lo pois via muito em receita doce, e em algumas salgadas, nesta receita usei o industrializado já que encontrei aqui no mercado, mas procurando na internet achei uma receita de creme fraiche que parece ser boa. Vale a pena, pois a torta fica uma delícia!

Despeje o creme em cima da massa já assada e leve ao forno para cozinhar. Quando começar a dourar levemente (pode ser até menos que o da foto) retire do fogo e deixe esfriar.

Quando esfriar, desenforme e comece a decorar com as frutas vermelhas. Coloque aleatoriamente, você pode cortar os morangos ao meio. Coloque bastante fruta até cobrir todo o creme.
Para conseguir uma cobertura brilhante faça o seguinte: dissolva a geléia de damasco em um pouquinho de água fervendo (se necessário leve a geléia ao fogo para amolecer). Depois, pincele por cima das frutas a geléia mole. Leve à geladeira.

Decore com folhinhas de hortelã e sirva a seguir.

Bom apetite!!

Anúncios

2 thoughts on “Torta de frutas vermelhas com creme de limão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s