Sopa de brócolis e espinafre com crocante de parma

Especial: Sopa

Duas verduras coisas que eu adoro: Brócolis e espinafre. Então resolvi juntá-las em uma deliciosa sopa. Cremosa e leve, com um toque crocante e defumado, que combinou super bem. Claro que o crocante de parma (ou bacon) é opcional, você pode fazer a sopa e optar por não colocar o presunto, mas eu sugiro que experimente pelo menos uma vez (garanto que depois da primeira vez você vai querer fazer sempre!).
Então, vamos ao que interessa: a receita.

Ingredientes:
Brócolis (fresco ou congelado)
Espinafre (fresco ou congelado)
Cebola
Alho
Azeite de Oliva
Sal
Pimenta-do-reino
Noz-moscada
Vinho branco (opcional)
Presunto de parma (1 fatia por porção)

Dica: Você também pode fazer com caldo de legumes, neste caso provavelmente não será necessário usar o sal, a pimenta e a noz-moscada.

Em uma panela funda refogue a cebola e o alho em cubinhos em um fio de azeite. Quando a cebola estiver bem transparente (não deixe dourar) acrescente o brócolis cortado em pequenos buquês.

Quando o brócolis estiver “al dente” acrescente o espinafre*. Misture bem e deixe refogar por alguns minutos.

* Como eu usei brócolis fresco e espinafre congelado eu coloquei nessa ordem. Primeiro o brócolis e em seguida o espinafre. Se você usar ambos congelados pode acrescentar na mesma hora. Se utilizar os dois frescos siga os mesmos passos que coloquei aqui, pois o espinafre cozinha bem mais rápido que o brócolis.

Acrescente água bem quente até cerca de um dedo acima dos vegetais. Tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada à gosto. Deixe cozinhar em fogo médio/baixo. Quando o brócolis estiver cozido e molinho, retire do fogo e bara no liquidificador (ou use um mixer). Processe bem até formar um creme. Se quiser um creme ainda mais liso, passe tudo por uma peneira e volte ao fogo para finalizar.

Enquanto a sopa está “encorpando” em fogo médio/baixo frite as fatias de parma em uma panela anti-aderente. Não precisa acrescentar nenhuma gordura, o bacon irá dourar e secar na própria gordura. Frite dos dois lados, retire e deixe esfriar em cima de um papel toalha. Quando estiver seco e frio, pique grosseiramente com uma faca.

A essa altura a sopa já estará pronta para servir. Sirva a sopa em um prato fundo e largo e por cima coloque uma porção do crocante de parma/bacon.
Bom apetite!

Dica: Se desejar uma sopa ainda mais cremosa acrescente um pouco de creme de leite no final da preparação. Aqueça sem deixar ferver.

Dica 2: Você também pode acrescentar um pequeno cálice de vinho branco (logo após peneirar a sopa). O sabor do vinho vai incorporar à sopa. Fica uma delícia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s