Creme de milho com espinafre

Especial: Sopa

Continuando o “Especial de Sopas” hoje vou publicar a receita de uma sopa super simples, saborosa e diferente: Creme de milho com espinafre. O mais legal dessa sopa é que os ingredientes são simples, baratos e fáceis de achar (bem provável você ter em casa), então não tem desculpa, hoje é dia de sopa!!

Ingredientes:
Milho verde enlatado
Espinafre congelado (pode usar o fresco sem problemas)
Alho
Manteiga
Caldo de galinha (ou de legumes)*
Água quente
Leite**

* você pode usar em pó, em cubinho ou fazer seu próprio caldo;
** Sei que na foto aparece farinha de trigo e não leite, mas no momento do preparo resolvi trocar, pois a sopa já estava bem cremosa e não precisei colocar farinha para encorpar.

Comece refogando 1-2 dentes de alho em 1 colher rasa de manteiga. Em seguida, acrescente o milho enlatado e misture bem (escorra todo o líquido da conserva do milho).

Após alguns minutos (o milho vai soltar líquido, refogue até que o líquido seque), acrescente duas vezes a medida da lata de bem água quente e o pó (ou cubo) de caldo de galinha. Misture tudo e deixe cozinhar.

Após levantar fervura (lembre-se de cozinhar sempre em fogo médio-baixo), cozinhe por cerca de 10 minutos, retire do fogo e processe tudo com um mixer ou liquidificador (cuidado pois o milho estará muito quente). Em seguida, passe a mistura por uma peneira fina.

Depois de peneirar, volte a panela ao fogo e acrescente uma medida (use a lata do milho como medidor) de leite à temperatura ambiente. Misture bem e deixe ferver lentamente.

Enquanto a sopa cozinha, refogue o espinafre em uma panela anti-aderente até que toda a água evapore (usei espinafre congelado) para que não mude a textura da sopa deixando-a aguada. Tempere o espinafre com sal e pimenta-do-reino e reserve.

Dica: se você usar espinafre fresco corte as folhas em tiras e coloque para direto na sopa, assim o sabor e nutriente do espinafre serão preservados.

Quando a sopa começar a ferver acrescente o espinafre e misture bem. Cozinhe por alguns poucos minutos e desligue o fogo.

Sirva quente com um bom pão para acompanhar.
Bom apetite!

Anúncios

2 thoughts on “Creme de milho com espinafre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s