Filé de peixe com espinafre e purê de batata-doce ou Jerimum

Essa é uma opção leve, prática e saudável para fazer no almoço ou no jantar. Combina o sabor adocicado e a textura cremosa da batata-doce (ou do jerimum), a maciez do filé de peixe, com um toque crocante e fresco da “mini-salada” no topo, além do sabor marcante do espinafre. E tudo isso sem pesar no estômago (ou na balança! hahahahaha)
Ah, antes de mostra o passo-a-passo da receita deixa eu explicar o porquê de batata-doce OU jerimum: algumas pessoas podem pensar “Batata-doce? esse purê laranja? De jeito nenhum!”, pois é! A batata-doce daqui é laranja, bem diferente (tanto em cor quanto em sabor) da batata doce do brasil (pelo menos do Recife). A minha ideia inicial era fazer um purê de jerimum (ou abóbora), mas aqui estava fora de época e eu não encontrei. Então lembrei que essa batata-doce laranja (que eu já tinha provado outra vez aqui) tinha um sabor semelhante ao da abóbora, é uma mistura da batata-doce que eu conhecia com o jerimum. Então resolvi fazer com ela. Mas, caso você não encontre esse tipo de batata eu sugiro fazer com o jerimum, abóbora, moranga (seja lá o nome que se dá em sua região) pois a batata-doce “comum” não combina aqui na receita.

Ingredientes:
Filé de peixe branco (linguado ou tilapia, por exemplo)
Batata-doce (desse tipo laranja ou jerimum)
Espinafre
manteiga
Alho
Broto de rúcula, alfafa ou outro*
Limão
noz-moscada
azeite
sal e pimenta-do-reino à gosto

Tempere os filés de peixe dos dois lados com sal, pimenta-do-reino, alho cortado em lascas bem finas, um fio de azeite e um pouco de suco de limão. Deixe marinando por alguns minutos enquanto prepara os acompanhamentos.

Descasque e cozinhe a batata-doce em água e sal. Quando a batata (ou jerimum) estiver bem cozida, escorra a água e volte a batata para a panela. Amasse bem ou passe por um espremedor. Tempere com sal e noz-moscada. Acrescente um pedacinho de manteiga e misture bem. Para conseguir uma textura bem fina e cremosa bata tudo com um mixer (ou em um processador de alimentos).

Em uma frigideira larga, derreta um pedacinho de manteiga e espete um dente de alho descascado em um garfo. Misture a manteiga usando o garfo, assim o aroma do alho vai penetrar no espinafre sem ficar com um sabor muito forte.
Acrescente as folhas de espinafre, tempere com sal e pimenta do reino. Em fogo baixo, cozinhe o espinafre até murchar bem, sempre mexendo com o garfo e o alho.
Nessa altura, grelhe o peixe em uma panela anti-aderente bem quente. Não precisa acrescentar nenhuma gordura.

Montagem: Em um prato largo e fundo, coloque uma porção do espinafre refogado, por cima, acrescente uma generosa porção do purê de batata-doce ou jerimum. Acomode um filé de peixe e no topo um pouquinho da salada crua. Finalize com um fio de azeite e gotas de limão.
Bom apetite!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s