Couscous "marroquino" do meu jeito

Para mim “couscous” é cuscuz! Aquele feito com flocos de milho e que preparamos na cuscuzeira, depois jogamos leite de coco com um pouco de açúcar por cima e deixamos “encharcar” por alguns minutos. O mesmo tipo de cuscuz também pode ser feito salgado e servido com ovo, calabresa, ensopado de frango… (eu prefiro o com leite!)
Mas o Couscous marroquino é diferente. O preparo e diferente, e os ingredientes que se mistura são bem variados. Vai de cordeiro guisado à frango ou apenas verduras e ervas frescas (principalmente o coentro). Não conheço nenhuma receita “original” do Couscous Marroquino, mas desde que vim pra cá vi que é muito comum, em lojas que vendem pequenas e leves refeições prontas, encontrar potinhos com Couscous. AS vezes é com páprica e pimentões, com curry e frango entre outros.
Vi uma vez no programa de Jamie Oliver (so pra variar um pouquinho) ele preparando o couscous apenas com limão, chilli (pimenta dedo-de-moça) e coentro para acompanhar algum prato que eu não consigo me lembrar. O importante é: vi que era super simples de preparar e que poderia fazer com basicamente qualquer coisa.
Então fiz um opção leve, que pode ser servida como uma pequena entrada em potinhos individuais, como salada (acompanhada de molho de iogurte, limão e hortelã) ou acompanhando um frango grelhado.

Ingredientes:
Couscous
Coentro
Pimentão vermelho
Limão siciliano (raspas e suco)
Pimenta do reino
Canela em pó
Curry em pó
Noz moscada
Chilli fresco ou seco
Cranberries seco*
Sal
Azeite

*Minha idéia era colocar alguma fruta seca para dar um toque adocicado. Procurei uva passa mas não encontrei, então usei cranberrie seco, o resultado foi ótimo e a cor deu uma vida ao prato. Mas, se não encontrar (nunca vi no Recife) pode usar uva passa preta e amarela, mas lembre antes de da uma hidratada na água quente com um pouquinho de açúcar.

Comece hidratando o couscous. Em uma vasilha coloque a quantidade desejada de couscous e cubra com água bem quente (coloque água até cerca de um dedo do nível do couscous). O couscous irá absorver toda a água.

Pique grosseiramente o coentro (não use a aprte do talo mais dura e fibrosa). Corte o pimentão em tiras bem finas.

Raspe a casca de 1 limão siciliano e esprema o suco. Com um garfo vá mexendo e soltando delicadamente o couscous até ficar bem fofo. Tempere com o suco do limão e as raspas.

Acrescente o coentro e o pimentão* e misture. Agora os temperos: uma colher bem cheia de curry, sal, pimenta do reino moída, um pouquinho de noz moscada ralada, casca do limão, canela em pó (só um pouco) e um fio de azeite de oliva.
Por dim acrescente as frutas secas e hidratadas em água quente. Misture delicadamente para incorporar todos os temperos. Experimente e se necessário acrescente mais sal, limão ou outro tempero. A ideia é que o curry e o limão se sobressaiam mais sem deixar encobrir os outros ingredientes.

* Eu sei que na primeira foto tem também cebola roxa. Foi uma ideia que não deu certo. Não sei porque mas achei que o sabor não combinou, a cebola ficou muito forte (mesmo sendo da roxa e cortada em fatias super finas), então espalhei o couscous em uma travessa e retirei toda a cebola que havia colocado. Melhor assim!

O couscous está pronto para servir. O ideal é servir morno ou à temperatura ambiente.

Você pode fazer um molho rápido de iogurte para acompanhar: Misture iogurte natural, raspas de limão, suco de limão, um pouco de hortelã bem picadinho, sal e um fio de azeite. Misture bem e sirva com o couscous.
Bom apetite!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s