Peras ao vinho

Tenho que admitir, a coisa mais difícil desse post vai ser conseguir escrever até o final a palavra Pera sem o acento (Pêra) como era antes do acordo ortográfico. Mas, vamos lá…
Como o nome sugere eu acho essa uma sobremesa bem sofisticada, mas apesar disso é bem simples de fazer. E o melhor, você pode impressionar os convidados, amigos, família ou namorado (a) servindo essa sobremesa, basta caprichar na apresentação!
Você pode usar vários tipos de Pera, o importante é que elas não estejam muito maduras ou grande demais.  Escolha Peras firmes de tamanho médio ou pequeno (acho que as “mini” peras, apesar de não ser tão fácil de encontrar, são as ideais). Eu usei mini peras portuguesas.
Para acompanhar você pode fazer o Sorvete de requeijão (receita aqui), ou usar sorvete de creme, nata, iogurte, ou mesmo iogurte cremoso e levemente adocicado.

Ingredientes:
Peras
Limão (suco)
Laranja (suco e casca)
Canela em pau
Cravo da índia*
Anís estrelado*
Pimenta da jamaica em grãos
Açúcar
Vinho tinto

*Voce pode (eu até aconselho) usar o anís e o cravo sem ser em pó, usei em pó pois tinha amassado no pilão (para outra receita) todo o meu anís e o cravo, por isso usei em pó.

Em uma panela larga coloque o vinho, adicione o açúcar, suco de meia laranja, lascas da casca da laranja (sem a parte branca) e as especiarias. Ligue o fogo.

Enquanto o vinho aquece, descasque as peras mantendo o talo. Corte uma parte da base (para que possa colocá-las em pé). Deixe ferver e cozinhar por alguns minutos (deixei cerca de 20 minutos).

Quando as peras estiverem cozidas (veja o ponto espetando as peras com um garfo, elas devem estar macias) retire-as do fogo e reserve. Deixe o vinho fervendo até reduzir pelo menos 1/3.
Quando o vinho reduzir, passe-o por uma peneira bem fina para retirar todos as especiarias e despeje a calda por cima das pêras. Leve à geladeira até esfriar. Se possível deixe marinando por cerca de 3 horas antes de servir, assim o sabor do vinho irá penetrar mais nas peras.

Você pode servir as peras uma a uma em um prato fundo com uma bola de sorvete (o da foto é o sorvete de queijo) com um pouco da calda em volta. Decore com uma folhinha de hortelã (ou no caso duas folhinhas do pé de jabuticaba do quintal, já que eu não tinha hortelã em casa no dia).

Ou você pode servir assim: Corte a pera em fatias (tendo cuidado para não cortar até o final), no fundo do prato espalhe uma generosa porção de iogurte cremoso (ou outro creme de sua preferência), “abra” a pera por cima (como uma flor), derrame a calda e decore com uma folhinha de hortelã.
Sirva bem gelado e bom apetite!!

Anúncios

2 thoughts on “Peras ao vinho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s