Risotto de Legumes com limão siciliano

Estou com “mania” de fazer risotto. Primeiro porque eu realmente adoro e segundo porque você pode preparar um risotto com basicamente tudo (ou qualquer coisa) que tiver na geladeira. No geral o preparo do risotto é simples e rápido (se for para uma ou duas pessoas), mas é claro que você precisa tomar alguns cuidados cruciais durante o preparo (como por exemplo, mexer sempre e prestar atenção no ponto final do arroz). Mas, quando você se acostuma com isso acaba ficando bem automático. E definitivamente é um prato que vale muito a pena fazer. Pode ser servido como acompanhamento ou sozinho, como prato principal.

Ingredientes:
Arroz arbóreo
Cebola
Cenoura
Brócolis
Couve-rábano*
Limão siciliano
Vinho branco seco
Água do cozimento dos legumes (ou caldo de legumes)
Salsinha
Manteiga
Azeite de Oliva
Sal e pimenta-do-reino

*Nunca tinha comido (ou visto) “couve-rábano” no Recife. E tenho que dizer que não tem lá um sabor muito marcante ou diferente. Usei porque tinha na geladeira! Se não conseguir encontrar, troque por Nabo, é mais fácil de encontrar e vai funcionar da mesma maneira.

Corte a cenoura, a couve-rábano em cubos pequenos. Corte o brócolis em pequenos buques. Cozinhe primeiro a cenoura e a couve-rábano, já que eles são mais duros e demoram mais para cozinhar. Em seguida acrescente o brócolis e cozinhe até que fiquem al dente.
Lembre-se de temperar a água com sal e um pouco de pimenta-do-reino. Se desejar você também pode colocar um talo de salsão e/ou alho-poró para dar mais sabor ao caldo.

Escorra os legumes e reserve os legumes cozidos e leve o caldo de volta ao fogo. Comece preparando o arroz: pique a cebola em pedaços bem pequenos e refogue com um pouco de azeite. Não deixe dourar. Acrescente o arroz e mexa bem.

Acrescente um pouco de vinho branco seco e deixe secar mexendo sempre. Depois vá acrescentando aos poucos o caldo de legumes. Acrescente uma concha, e vá mexendo até começar a secar. Acrescente então mais um pouco do caldo. Repita esse procedimento até que o arroz fique al dente.



Acrescente então os legumes cozidos, misture para incorporar todos os ingredientes. Acrescente ras pas de limão siciliano e um pouco do suco do limão. Tempere com um pouco de pimenta-do-reino, acerte o sal e acrescente um pedaço de manteiga. Desligue o fogo e misture bem até a manteiga derreter. COm o fogo já desligado, acrescente um pouco de salsinha picada (reserve um pouco para decorar)

Dica: Se quiser você pode acrescentar no final um punhado de queijo parmesão (NÃO use o de saquinho) ralado bem fininho. Misture bem. Além do sabor o queijo ajuda a dar uma textura bem cremosa ao risotto.

Deixe descansar por um minuto, finalize com um fio de azeite, gotas de limão, salsinha picada e decore com raspas de limão. Sirva a seguir. Bom apetite!!

Anúncios

One thought on “Risotto de Legumes com limão siciliano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s