Receita nº100!! Feijoada completa e agradecimentos

Nossa, 100 receitas publicadas! É uma alegria imensa para mim, “Uma Pitanga na cozinha” tem menos de um ano e já chegou na centésima receita! E quando eu penso que ainda tem várias receitas que ainda vou publicar e inúmeras que ainda quero fazer vejo que esse blog ainda vai longe. Pelo menos é o que eu espero!
Agradeço a todas as pessoas que acessam, divulgam, compartilham, comentam aqui, é sempre bom saber que tem gente em todo canto que lê as receitas e as vezes as besteiras que eu escrevo aqui. Obrigado aos conhecidos e desconhecidos que  me incentivam a continuar cozinhando e compartilhando as receitas. Valeu Catá pela ideia inicial do blog e claro aos meus pais que deixaram eu “torrar uma grana” no cartão deles para comprar ingredientes e utensílios para cozinhar, e em troca, é claro, eu dava o meu melhor na cozinha para fazer um delicioso jantar para eles.
Quando se faz o que gosta é sempre bom. Eu amo cozinhar, me sinto bem na cozinha. Por isso, tudo que eu preparei e coloquei aqui no blog marcou algum momento em minha vida, alguns mais importantes e outros menos, mas eu fiz tudo com muito carinho.

E, é claro que para a 100ª receita não poderia escolher algo corriqueiro ou sem grande significado.  Começando pelo fato de eu ser brasileira e ter orgulho disso, então escolhi a Feijoada, que é um prato que se encontra pelo Brasil inteiro, digno de exportação.
Segundo que temos uma tradição em minha família de todo final de ano nos reunirmos em uma grande confraternização e o prato principal, é claro,  é Feijoada. E não é uma feijoada qualquer. É a “Feijoada da Zita” (ai vem mais um motivo para a escolha dessa receita). Zita trabalha lá em casa desde que eu nasci, e ela faz a melhor feijoada de todas! E, quem me ensinou essa receita foi ela!
E por fim, escolhi essa receita porque eu fiz não só para minha família, mas também para meus amigos. Fiz para pessoas que eu amo, para um “Até logo” especial. Sinto saudade de vocês meus amigos, da minha família que eu amo acima de tudo, do sol, da praia, do Brasil e de uma boa Feijoada com farofa e couve refogado!

Obrigada novamente a todos, nos vemos por aqui pelas próximas 100 (ou 200, 300…) receitas! Bom apetite!!

Infelizmente quando estava preparando a feijoada, só tive tempo de tirar foto do passo-a-passo do preparo da feijoada em si (o que é o mais importante), mas mesmo sem imagens eu vou explicar como fiz a farofa e como preparei a couve.

Ingredientes (para a feijoada):
1kg de feijão preto
100g de Paio em rodelas
100g de “linguicinha” calabresa em rodelas
100g de bacon cortado em cubos grandes
100g de músculo cortado em cubos grandes
100g de charque em cubos grandes*
100g de costelinha*
1 cebola grande (ou duas médias) cortada em cubos
Tomate cortado em cubos**
Pimentão verde cortado em cubos**
Coentro picado**
Cebolinha picada**
Alho picado
1 lata de molho de tomate
1 lata de extracto de tomate
Colorau
Cominho em pó
Folhas de louro
Pimenta do reino moída
Sal
Óleo vegetal ou Azeite

* Dessalgue a charque e a costelinha de um dia pro outro, trocando a água de vez em quando, se necessário ferva um pouco para acelerar o processo.
** Usei esses potes de sopa/cereal para medir os ingredientes, a quantidade é a mesma de cada um.

Em uma panela de pressão, comece refogando o alho (uma colher de sopa bem cheia) e a cebola. Quando ficar transparente, acrescente o bacon e refogue por alguns minutos.

Acrescente o paio e a calabresa e deixe dourar levemente. Acrescente o tomate, o pimentão o centro e a cebolinha, misture bem e refogue um pouco.

Acrescente o colorau, o cominho e a pimenta (cerca de uma colher de sopa de cada) e algumas folha de louro. Em seguida, acrescente o músculo, a charque e a costelinha.

Acrescente o molho e o entrato de tomate, misture bem. Adicione o feijão preto.

Cubra com água fervente, o suficiente para passar 2 ou 3 dedos do nível do feijão. Tampe a panela, quando “pegar pressão” deixe cozinhar por mais 20 minutos. Desligue o fogo, espere a pressão sair e abra a panela.

Caso a água tenha secado muito, acrescente um pouco mais de água quente e misture com cuidado para não amassar o feijão. Prove para ver se o feijão já está cozido. Caso não esteja, coloque um pouco de água e deixe cozinhar por mais alguns minutos (não é necessário colocar na pressão novamente, pois o feijão pode ficar muito mole).

Sirva a feijoada bem quente acompanhada de farofa, couve refogado, arroz branco e rodelas de laranja.

Dica: você pode preparar a feijoada um dia antes. Assim os temperos irão “apurar” e realçar ainda mais o sabor. Antes de servir, acrescente um pouco de água quente e ferva bem.

Ingrediente para a farofa:
Farinha de mandioca fina
manteiga
cebola
colorau
coentro
sal

Preparo:
Pique a cebola e o coentro. Em uma frigideira grande e alta derreta a manteiga e doure a cebola. Acrescente um pouco de colorau. Adicione a farinha e misture bem, deixe tostar um pouquinho para ficar bem crocante (cuidado para não queimar o fundo). Tempere com sal, acrescente o coentro picado e desligue o fogo.

Ingredientes para a couve:
Folhas de couve
azeite
bacon ou calabresa
alho
sal e pimenta-do-reino à gosto

Preparo:
Corte as colhas de couve em tirinhas finas e corte o bacon (ou a calabresa) em cubos bem pequenos. Em uma panela larga doure o bacon ou a calabresa em um pouco de azeite. Em seguida, acrescente as tirinhas de couve (pode parecer muito, mas quando refogada o volume da couve reduz mais que a metade), misture bem, tempere com sal e pimenta do reino e refogue por alguns minutos.

Anúncios

One thought on “Receita nº100!! Feijoada completa e agradecimentos

  1. Amiga em primeiro lugar, parabéns por essa conquista amiga, você merece muito, é muuito esforçada e isso reflete muito nos seus trabalhos, tanto de design, como fotografia e principalmente na gastronomia, desejo que venham mais mais receitas e num futuro bem próximo um livro com todas as receitas postadas. Saudades mil dessa Pitanga brasileiríssima e fiquei emocionada com o texto. Háaa, adorei a foto com o reloginho, hehehehe. Mil beijoss amiga e que venham mais receita, tô aqui na espera. Catá

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s