Arroz de Polvo

Minha família toda adora polvo. Sempre que vamos para o Guaiamum Gigante pedimos algum prato com polvo. Normalmente dois: Polvo ao vinagrete e Arroz de polvo.
Foi por isso que nos últimos meses fiz essas duas receitas lá em casa, resultado: Sucesso total! Não sobrou nada, e se tivesse mais acabaria também!
A primeira receita que fiz foi a de Polvo ao vinagrete e agora a de Arroz de polvo. Apesar de parecer difícil, a parte mais demorada é cozinhar o polvo. Na receita do Polvo ao vinagrete tem explicadinho passo-a-passo uma maneira de cozinhar o polvo (que vi no programa do Chef Claude Troisgros). Dessa vez quem cozinhou o polvo foi meu pai, ele cozinhou na panela de pressão: Colocou o polvo, água, sal, uma cebola inteira descascada e duas folhas de louro. Quando a panela pegou pressão, ele deixou por cerca de 20 minutos. O polvo ficou super molinho, uma delícia. Ah, não coloque muito sal na água já que o caldo será usado para cozinhar o arroz.
Ah, e foi depois que vi a receita de Arroz de Polvo, mexilhões e brócolis no site do Senhor Prendado, que fiquei com mais vontade de fazer. A receita final ficou bem diferente, mas peguei várias dicas de lá.

Ingredientes:
Polvo cozido
Água do cozimento do polvo
Vinho Branco
Arroz
Cebola
Tomate

Alho
Pimentão Vermelho 
Pimentão Verde
Pimentão Amarelo
Pimenta dedo de moça (opcional)
Ervilha congelada (não use as em conserva)
Brócolis
Manjericão fresco
Sal
Pimenta do reino

Azeite de Oliva

Em uma panela refogue a cebola bem picadinha no azeite. Não deixe dourar. Acrescente o arroz e refogue por alguns segundos. Acrescente um pouco de vinho branco seco, mexa até que o vinho comece a secas.

Acrescente o caldo do cozimento do polvo até cobrir o arroz. Tampe e deixe cozinhar, o arroz irá absorver toda a água, caso seja necessário, acrescente mais.
Enquanto o arroz cozinha prepare o polvo. Retire a pele e as sementes dos tomates e corte em cubos. Corte os pimentões em cubos (do mesmo tamanho que os tomates). Pique a cebola e retire as sementes da pimenta e pique bem fininho.

Corte o polvo em pedaços e refogue no azeite com a cebola e o alho picado. Tempere com pimenta-do-reino e um pouco de sal (se necessário). Acrescente os tomates, a pimenta e os pimentões e refogue por mais alguns minutos sempre mexendo para não grudar no fundo.

A essa altura o arroz já deve está no ponto (não deixe o arroz ficar muito mole!). Então, misture o arroz na panela com polvo refogado e as verduras. Por fim, acrescente o brócolis e a ervilha já cozidos e um punhado de manjericão fresco (só as folhas). Misture delicadamente e acerte os temperos.

Sirva a seguir com um pouco de queijo parmesão ralado (use queijo de verdade e não o de saquinho) e um fio de azeite.

Bom apetite!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s