Trio de Ceviche

Depois que meu irmão viajou para o Peru, fiquei com “mania” de fazer ceviche. Além de ser super simples de preparar, é um prato leve e refrescante, ótimo para o nosso clima, e é claro, vai muito bem com uma cervejinha.
Por coincidência, tinha visto no programa Menu Confiança do chef Claude Troigros ele preparar três versões diferentes de ceviche. Foi daí que tirei a ideia de fazer esse trio de ceviche para ser servido como entrada ou aperitivo. As três versões que fiz são parecidas com as que vi no programa, no ceviche que já tinha feito antes e no que Paulo me falou sobre como era o ceviche que ele comeu lá no Peru.
O resultado são três sabores bem diferentes e marcantes para um mesmo prato. Vale à pena testar as três versões e servi-las assim, juntas.

Ceviche 1:

Ingredientes:
Filé de tilápia
Cebola roxa
Pimenta dedo-de-moça
suco de limão
Coentro
mini-milhos em conserva
Sal
Pimenta do reino (não colocar muita)

Corta a tilápia em cubinhos pequenos. Acrescentar suco de limão e pimenta dedo-de-moça bem picadinha (para não arder tanto é só retirar as sementes e a parte branca de dentro da pimenta).

Acrescente a cebola roxa cortada em tirinhas bem finas, o coentro picado e por último o milho cortado em rodelas, tempere com sal e pimenta-do-reino. Misture bem, deixe marinar de 2 a 5 minutos na geladeira.

Dica: Para deixar o gosto da cebola mais suave, corte e deixe-a dentro de um pote com água gelada. Lembre de escorrer bem e retirar o excesso de água com um papel-toalha antes de usá-la na receita.

Ceviche 2:

Ingrediente:
Filé de atum
cebola roxa
pimenta dedo-de-moça
suco de limão
salsinha
pepino japonês
gengibre
Shoyo
óleo de gergelim

Corte o filé de atum em cubinhos do mesmo tamanho que você cortou a tilápia. O procedimento é o mesmo, acrescente a pimenta dedo-de-moça picada, o suco de limão…

… a cebola cortada em tirinhas finas, a salsinha picada (no lugar do coentro). Ai vem alguns ingredientes diferente: Descasque e corte em cubinhos bem pequenos o pepino japonês. Misture tudo e tempere com molho shoyo, um pouco de genginbre ralado e algumas gotas de óleo de gergelim.
Misture bem e deixe marinar na geladeira de 2-5 minutos.

Ceviche 3
Ingredientes:
Filé de pargo (ou corvina, ou outro peixe de carne branca e firme)
Filé de camarão pré-cozido 
Cebola roxa
suco de limão
pimenta dedo-de-moça
Pimentão vermelho
coentro
Manga
Gengibre
Leite de coco
sal e pimenta-do-reino

Novamente pique o camarão e o peixe em cubinhos do mesmo tamanho dos anteriores, acrescente o suco de limão e a pimenta dedo-de-moça bem picadinha…


… acrescente a cebola roxa em tirinhas, o coentro picado, a manga cortada em cubos pequenos (menores que o peixe) e o pimentão vermelho em cubinhos. Tempere com sal, pimenta-do-reino e com o gengibre-ralado. Acrescente o leite de coco, misture bem e leve à geladeira por 2-5 minutos.

Dica 2: Antes de levar o ceviche para à geladeira experimente! é difícil dizer a quantidade de limão que eu usei, mas o sabor do limão é sim bem marcado no prato mas não chega a ser demais ao ponto de cortar o sabor do peixe. Caso ache necessário, acrescente mais limão, sal ou outro tempero à gosto.

Dica 3: Antes de colocar o limão no peixe, fatie e pique todos os outros ingredientes, assim o peixe não ficará tempo demais no limão. Como você está preparando três ceviches, tente acrescentar os ingredientes ao mesmo tempo, assim eles irão marinar mais ou menos por igual.


Sirva em copinhos de vidro, em tacinhas de sobremesa ou licor. Decore com tirinhas de algum ingrediente usado no ceviche (usei tirinhas de pimenta, casca de pepino e manga). Sirva à seguir.


Bom apetite!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s