Creme de frango com grão-de-bico

No dia das mães fiz uma carne cozida lentamente no vinho acompanhada de purê de grão de bico que ficou uma delícia! Só que eu cozinhei muito, eu disse muiiiito grão de bico, resultado: Vamos passar a semana comendo grão de bico para não estragar… Primeiro foi como purê, depois o grão de bico puro na salada… e nada de acabar. Comecei a pensar em uma receita que pudesse fazer e que usasse bastante (mesmo comendo todo dia ainda estava sobrando bastante). A primeira idéia que me vinha na cabeça era salada de bacalhau com grão de bico… mas ai eu teria que sair, comprar bacalhau, dessalgar, escaldar… nossa muito trabalho…
Comecei a pesquisar na internet e achei algumas receitas como “Feijoada de grão de bico” que parecia mais uma dobradinha sem bucho, mas também não tinha os ingredientes em casa. Então resolvi ver o que tinha na geladeira e fosse fácil de cozinhar. Abro o freezer e vejo Filé de peito de frango congelado. Pronto! Já vinha cortado, limpo e não era temperado. Fui na geladeira e na dispensa, olhando o que mais eu poderia utilizar e o resultado foi esse ai! Ótimo almoço ou jantar. Vai bem com um simples arroz branco e rende bastante.

 Ingredientes:

Peito de frango (acho que a embalagem deve ter cerca de 500g)
Grão de bico (usei pelo menos o dobro do que aparece na foto)
Cebola
Vinho branco
Iogurte natural
Requeijão
Mostarda em grãos
Limão siciliano (pode usar limão normal, mas em menor quantidade)
1 “linguicinha” defumada
extrato de tomate
ketchup
Salsa
Sal com temperos*

* Comprei esse moedor a pouco tempo, e achei ótimo, tinham várias opções de temperos  “sal com pimentas”, “Sal com pimenta calabresa”, “”, o que eu usei tinha: Sal, pimenta do reino, pimenta calabresa, mostarda em grãos… Você não precisa usar exatamente esses temperos, mas se quiser você também encontra todos secos e vendidos separadamente. Coloque em um pilão, soque bem até virar um pó e utilize na receita.

Corte o peito de frango em cubos médios, a linguiça defumada em cubinhos pequenos e a cebola bem picadinha.

Em uma vasilha, tempere o frango com o “sal com temperos”, parte da cebola, parte da linguiça, raspinhas de limão, suco de meio limão siciliano e um pouco de vinho branco. Misture bem, envolva com filme plástico e leve a geladeira por cerca de 30 minutos.

Em uma panela larga, refogue o restante da cebola e da linguiça em um fio fino de azeite. Acrescente o frango aos poucos e vá mexendo para refogar bem.

Dica: Aperte bem o frango com as mãos para retirar o excesso de líquido da marinada.

Quando todo o frango tiver refogado acrescente o grão de bico (que já estava cozido). Misture bem, acrescente uma colhe de sopa de extrato de tomate e uma colher de mostarda em grãos.

Deixe ferver bem, se necessário acrescente um pouquinho (bem pouco) de água. Acrescente bastante requeijão, misture bem e depois cerca de um potinho de iogurte desnatado cremoso.

Acete os temperos, acrescente mais mostarda se necessário, uma colhe bem cheia de ketchup e um pouco de vinho branco. Deixe ferver bem para engrossar o molho. Finalize com um punhado de salsa picadinha.

Sirva quente acompanhado de arroz branco. Decore com salsa picada e um fio de azeite.

Bom apetite!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s