Torta mousse de chocolate com crocante de amêndoas

Eu acho que essa foi a sobremesa que eu fiquei mais orgulhosa de ter feito. Primeiro porque a apresentação ficou linda, sabe quando você imagina uma coisa e o resultado fica ainda melhor do que você pensou? Foi o que aconteceu nesse dia. E o outro motivo do orgulho foi o sucesso que ela fez. Ficou uma delícia! Isso eu devo ao encarte da revista Cláudia, “Cáudia Comida & Bebida” de abril.  Essa receita estava na capa, e quando eu vi eu pensei “Quero fazer essa receita!”. Fiz algumas alterações na receita, uma por não encontrar por exemplo avelã já descascado, outra foi durante a receita mesmo, acrescentei algumas coisas e dei o toque final com o caramelo crocante, e acho que isso combinou muito com a suavidade do mousse.
A receita é simples, pode não parecer, está bem, eu admito que não é das mas simples, mas o resultado final vale muito a pena!

350g de chocolate amargo
150g de chocolate ao leite
1 copo de nutella
2-3 bananas
3-4 claras em neve
1 envelope de gelatina sem sabor diluído como manda a embalagem
amêndoas em lasca e/ou amêndoas inteiras picadas
Açúcar para o caramelo
Sal
Papel manteiga
Forma tipo de bolo inglês
óleo para untar

Pique e derreta o chocolate em banho-maria. Retire do fogo e acrescente o creme de avelã. Misture bem.

Amasse a banana até virar um purê. Quanto mais amassada melhor. Usei três bananas, elas não eram muito grandes. Junte a banana amassada ao chocolate derretido e misture bem.
O resultado vai ser um creme grosso e “pegajoso”. A receita da revista ia só até aqui, mas eu achei que o creme ficou muito pesado e espesso, então resolvi transformá-lo em algo parecido com um “mousse”. Bati 3 claras (os ovos eram grandes) em neve bem firme, e fui incorporando aos poucos as claras ao creme de chocolate.
 Acrescente a gelatina sem sabor dissolvida, e misture delicadamente. O resultado é um creme mais mole e aerado. Em uma frigideira, toste as amêndoas (as que estavam inteiras eu piquei grosseiramente) e acrescente uma pitadinha de sal.
Unte uma forma com óleo e forre com papel manteiga (o óleo é para que o papel “cole” na forma e facilite o trabalho). Deixe as laterais altas para facilitar na hora de desenformar. Coloque o creme de chocolate e por ima as amêndoas e pressione levemente com as mãos.

Em uma frigideira anti-aderente coloque um pouco de açúcar e em fogo baixo, deixe virar caramelo (não mexa). Quando começar a dourar, retire do fogo derrame em fio em cima das amêndoas e leve a forma à geladeira até firmar.

Retire da geladeira, desenforme e tire cuidadosamente o papel manteiga.

Faça um novo caramelo e com a ajuda de uma colher, faça um quadrado “xadrez” de caramelo: unte um pedaço de papel manteiga com óleo. Faça o caramelo e deixe amornar um pouco. Com a ajuda de uma colher, pegue um pouco do caramelo e derrame em zig-zag até formar o xadrez. Leve à geladeira e deixe endurecer. Com cuidado, descole o caramelo do papel manteiga e reserve.

Já no prato que você irá servir, derrame mais caramelo por toda a torta. Decore com o “xadrez” de caramelo e uma folhinha de hortelã. Só coloque o xadrez na hora de servir.

Sirva bem gelado e bom apetite!!
2 thoughts on “Torta mousse de chocolate com crocante de amêndoas

  1. Puxa vida, que blog legal… quantas receitas bacanas.Vi a dica no Diário e já salvei nos meus favoritos, pois tenho muita vontade de me aprimorar na cozinha.O nome também é bem sugestivo, pois pitanga é tudo de bom, seja molho, seja suco, seja "in natura".Parabéns.

Deixe um comentário

