Espetinho Caprese e outras dicas

Esse post não é exatamente uma receita. É mais uma questão de montagem e apresentação. São ideias simples, práticas e rápidas para receber os amigos em casa, fazer uma agradável reunião de família ou uma noite com queijos, pães e vinho.

Só tem duas coisas que precisam de um tempinho e preparo antecipado. Um são uns patês para servir com pães e torradas (o tempo está muito curto? Tudo bem, é fácil encontrar esses patês em padarias e delis, mas vou colocar a receita logo mais aqui no blog) e os espetinhos caprese. Na verdade poderia ser servido como uma salada, mas para ficar mais interessante e diferente, resolvi fazer esses espetinhos para “beliscar” durante a noite. 


Ingredientes:
Tomatinho cereja
Manjericão fresco
Queijo coalho (ou mussarela de búfala)
Sal
Azeite de oliva
Pimenta do reino
Palitinhos


Lave e seque bem as folhas do manjericão e os tomates. Corte o queijo em cubos mais ou menos do mesmo tamanho dos tomatinhos.
Em um palito de dente, espete uma folha de manjericão, em seguida o tomate e por último o queijo (que dará uma base reta para os espetinhos ficarem em pé).

Arrume-os lado a lado em um prato e na hora de servir, salpique com um pouco de sal, pimenta do reino e um bom fio de azeite (cuidado para não melar o palito com o azeite).


Sirva a seguir e bom apetite!

Outras ideias:

Azeite aromatizado: em um prato fundo coloque bastante azeite e tempere com dois ramos de alecrim fresco, uma pimenta dedo-de-moça (faça furinhos com uma faca), sementes de pimenta rosa, preta e branca e um dente de alho com a casca (amasse levemente para soltar o sabor) e um pouco de sal grosso (pode usar sal normal). Se não tiver tempo para deixar o azeite apurar o sabor leve o prato assim ao microondas por cerca de 15 segundos (não deixe o azeite ferver). Sirva com pão italiano e baguete.




Tábua de queijos: Coloque os queijos em pedaços grandes e sirva com faquinhas para cada um partir o seu pedaço. Já tem algum queijo fatiado? O da foto é Provolone temperado com orégano, pimenta do reino, pimenta rosa e um fio de azeite. Coloque também um potinho com azeitonas ou até mesmo uvas verdes e roxas.




Tábua de frios: frios variados, cortados bem fininhos e arrumados aleatoriamente. Para dar um colorido e agregar sabor: fatias finíssimas de limão entre o salame italiano; Fatias de maçã verde (passe um pouco de limão para não escurecer) com copa (ou parma); Passas brancas e pretas hidratadas no vinho branco com chester ou peito de peru defumado; Pastrami com azeite, alecrim e pimenta rosa.

Patês variados servido com grissini, torradas e pão italiano. Os patês podem ser comprados prontos em diversos mercados e delis. Quer fazer em casa? Fique de olho aqui blog, colocarei as receitas em breve!

Bom apetite e boa diversão!

Anúncios

2 thoughts on “Espetinho Caprese e outras dicas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s