Um doce sem culpa: Pera assada com sorvete de queijo

Fui no mercado e as peras estavam com um preço bom, e é uma fruta que funciona em várias sobremesas, e algumas dessas sobremesas são super simples e até bem levinhas. Então comprei algumas para fazer a sobremesa do dia das mães… Mas depois eu notei que não comprei algumas, comprei várias! Então sobrou, e para que não estragassem comecei a olhar nos meus livros de receitas outras receitas com peras.

Até que achei uma muito, mas muito simples e além de tudo light não leva nenhuma gordura ou açúcar. Na verdade o adoçante em pó pode ser substituído por açúcar, já que a quantidade é tão pouca que não vai quebrar a dieta de ninguém! 
Esta receita eu encontrei no livro “Cozinha gostosa & light” da editora V&R. O que eu acho engraçado no título desse livro é a necessidade de colocar a palavra “gostosa”, poderia ser por exemplo “Cozinha light“, mas talvez não convencesse os mais céticos que comida light pode ser gostosa! E por, esse é um bom exemplo.

Ingredientes:
Pera
Limão
Canela
Cravo
Anis estrelado
Adoçante culinário (ou açúcar)
Claras
Requeijão (queijo cremoso)
Lave bem as peras e corte ao meio no sentido do comprimento. Arrume-as em uma assadeira e pingue algumas cotas de suco de limão para que não escureçam.
Salpique um pouco de adoçante ou açúcar e espalhe com as mãos dando leves batidas sobre as peras. Misture canela, anis e cravo em pó* (cravo em menor quantidade) e salpique sobre as peras.
Cubra a travessa com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 40 minutos ou até que as peras estejam cozidas (para ver o ponto espete as peras com um garfo).
Enquanto as peras estão no forno, faça o sorvete**. Em uma vasilha coloque dois copos de requeijão e bata até que ele esteja bem cremoso e molinho (caso ache necessário leve por alguns segundos ao microondas, mas não deixe aquecer muito).
Dica: Se não tiver ou encontrar cravo e anis em pó (como no meu caso), coloque cerca de duas estrelas de anis e alguns cravos dentro de um saco de cozinha, cubra com um pano e com o martelo de bater carne bata até que vire um pó. Não tem problema se ficar alguns pedaços maiores.
Dica 2: como o sorvete demora a ficar pronto, o ideal é prepará-lo com mais antecedência e só depois colocar as peras no forno.
Bata 3 ou 4 claras em neve bem firme (adicione uma pitada de sal, isso ajuda bastante). Acrescente um pouco de adoçante ou açúcar e volte a bater.
Acrescente a clara em neve aos poucos e vá misturando delicadamente com um fuê. Coloque em um recipiente e leve ao congelador por cerca de duas horas.
Se ficar muito duro, retire do freezer cerca de 5 minutos antes de servir.
Sirva as peras mornas com uma bola do sorvete de queijo. Decore com canela em pau e uma estrela de anis.
Bom apetite!!
Anúncios

3 thoughts on “Um doce sem culpa: Pera assada com sorvete de queijo

  1. HAHAHAHAHAHHA Dro, seja mais aberto a novos sabores!! Fica bom, mas claro tem que ter algo doce junto, como uma calda de goiaba por exemplo! Um Romeu e julieta repaginado!E é super diferente mesmo Catá, e simples, e gostoso! 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s