Peposo com purê de grão de bico ou a tentativa de fazer igual…

Domingo, dia das mães. Eu tinha prometido a minha mãe que eu iria fazer o Peixe ao curry e especiarias e o arroz com crocante de amendoim, mas como vinha muita gente, resolvi fazer outro prato, uma carne, para dar opção aos convidados. Acho que na quinta-feira, vi no programa “Menu Confiança” uma receita de “Peposo”. Uma carne marinada e cozida lentamente no vinho. Parecia ser incrivelmente simples e saborosa. A receita não foi preparada pelo chef Claude Troisgros, e sim por outro chef que eles estavam visitando na Itália, então a receita não foi passada passo-a-passo como normalmente é feito no programa. Mas mesmo assim, parecia ser tão simples que nada poderia dar errado… É, parecia!
Eu realmente acho que fiz tudo como apareceu no programa, mas quando eu retirei a panela do forno… Ihhhh… nada parecido com o da TV! Eu acho que o problema foi meu forno, apesar de ser feita em forno baixo, talvez o meu forno baixo seja baixo demais, não sei… Mas, no final de tudo, com algumas intervenções na receita deu tudo certo e ficou bem saboroso! Ainda bem o almoço de dia das mães estava salvo!



Ingredientes:


Maminha ou alcatra (ou bochecha de boi!)
Dentes de alho
Pimenta do reino
Funcho (erva-doce) seco
Cravo (em menor quantidade)
Sal
Vinho tindo
Pimenta verde
Gaze para a trouxinha de temperos
Maisena*
Creme de leite*

* Esses dois últimos ingredientes não constam na receita original

Abra algumas camadas de gaze até formar ma tela mais resistente. No centro coloque um punhado de pimenta-do-reino, outro de funcho, alguns cravos e alguns dentes de alho inteiros.
Amarre tudo fazendo um saquinho de maneira que não se solte. Use um barbante ou até mesmo um pedaço da gaze.

Dica: Cuidado pois a gaze solta muitos fiapos, então, antes de colocar o saquinho dentro da panela corte o excesso de fios e puxe um pouco até parar de cair os pedaços da gaze.

Corte a carne (usei maminha) em cubos grandes, coloque em uma panela junto com o saquinho com os temperos. Cubra com vinho tinto e leve à geladeira para marinar por 8 horas, retire da geladeira, tempere com sal.
Pré-aqueça o forno a 180 graus e coloque a panela semi-aberta. Deixe cozinhar por cerca de três horas.

Teoricamente quando eu retirasse do forno era pra está pronto. É teoricamente! Infelizmente eu não tirei foto de como ficou quando retirei do forno. Mas aconteceu o seguinte: O vinho deveria ter reduzido bastante e encorpado. Formando um molho expeço e a meio marrom. Quando eu retirei a panela do forno e retirei a tampa (que estava semi-aberta como vi no programa) a cara não estava nada boa. O vinho não tinha reduzido quase nada, a carne ainda não estava super molinha, e o molho que deveria ter se formado estava meio que talhado.

Nesse momento o desespero bateu. Depois de 8h marinando e 3h no forno a carne não prestava! Estava na hora de servir o almoço e não tinha almoço! Tentei me acalmar e resolvi experimentar a carne. Apesar de ainda meio durinha o sabor estava bom. Então decidi:

1. Levar a panela destampada ao fogo e deixar que o vinho reduzisse pelo menos à metade.
2. Mesmo depois de o vinho ter reduzido o molho ainda não estava tão encorpado. Então resolvi no desespero, recorrer a boa e velha maisena para engrossar! Então diluí uma bela colherada de maisena em um pouco de leite e acrescentei à carne. Para não correr risco de ficar com gosto de maisena, deixei a carne cozinhando por mais uns 10 minutos enquanto finalizava o purê.
3. Quando o creme já estava bem encorpado, acrescentei um pouco (foi pouco mesmo) de creme de leite e as pimentas verdes (que era a única coisa que teoricamente eu deveria acrescentar após tirar do forno).

Resultado: depois de pelo menos mais 30-40 minutos no fogo e um pouco de maisena, minha carne estava no ponto! Bem macia e com um molho escuro e encorpado de vinho tinto.

Sirva com purê de grão de bico (que eu vou publicar a receita em um próximo post já que esse já foi muito enrolado!)

Bom apetite!!

2 thoughts on “Peposo com purê de grão de bico ou a tentativa de fazer igual…

  1. Ola eu tambem vi esse programa e fiz a receita. utilizei uma panela de ferro da creuset e na tampa ao contrario do que vc fez eu vedei com papel de aluminio. Tambem utilisei forno fogo baixo 180 graus e como utilizei o nusculo ficou bem macio e o molho reduzido. So que perdi a receita e agora estou vendo a sua. O prato é excelente.Felicidades Edison

  2. Poxa, o meu foi peposo foi quase uma catástrofe! Mas lembro que no programa o chef falou para deixar a panela semi-aberta. Foi o que eu fiz. E usei também uma panela normal de fundo triplo. Mas bom saber que assim, em panela de ferro, tampada e com papel alumínio tudo dá certo!Obrigada pela dica! E sim, a carne ficou super macia e uma delícia!Abraço, Mariana

Deixe um comentário

