Bolo de cenoura com calda de chocolate amargo

Eu acho que bolo de cenoura com calda de chocolate é um clássico da minha infância, só da minha não, de muita gente. É só ver aquele bolo bem amarelinho com cobertura de chocolate que todos já sabem do que se trata.
Tenho uma amiga, Maluca Freitas, que faz um bolo de cenoura delicioso, e isso era marca registrada das festas de aniversário dela. Falando nisso, Maluca, me dá a tua receita!
Eu não sei como é a receita dela, mais achei essa em um caderninho de receitas aqui em casa, andei olhando também algumas outras na internet, todas são quase do mesmo jeito, só muda um pouco a proporção da cenoura, do óleo e da farinha.
É um bolo muito simples, assim como tudo (ou quase tudo) que é feito no liquidificador.

Ingredientes:

4 cenouras
4 ovos
1/2 xícara de óleo
1 xícara de açúcar
2 1/2 xícaras de farinha de trigo com fermento

Para a calda:
1 barra de chocolate amargo
1/2 lata de creme de leite
um pouco de manteiga (bem pouco)
Lascas de amêndoa para decorar (opcional)

Lave e descasque a cenoura. Para facilitar ainda mais o processo eu ralei as cenouras no processador, mas você pode simplesmente picar em cubos pequenos. No liquidificador, bata o óleo, o açúcar, os ovos e a cenoura (acrescente aos poucos) até formar um creme liso. Peneire a farina em um recipiente largo e acrescente a mistura líquida.

Misture com um fuet até incorporar completamente a farinha ao creme de cenoura. Unte uma travessa retangular com bastante manteiga e polvilhe com farinha.

Coloque a mistura do bolo na forma untada e bata delicadamente a forma sobre uma superfície plana para retirar o ar e espalhar a massa de maneira uniforme.
Leve ao forno pré-aquecido até dourar. O ponto é o mesmo de bolo comum, espete um palito de churrasco no centro da massa, se o palito sair limpo, o bolo está no ponto.
Retire do forno, deixe esfriar à temperatura ambiente, desenforme e corte em quadradinhos pequenos.

Para o creme amargo: esquente no microondas meia lata de creme de leite. Não deixe ferver, só aqueça. Em uma vasilha de vidro, coloque o chocolate picado e por cima derrame o creme de leite quente. Misture vigorosamente até derreter o chocolate e obter um creme liso e brilhante. Coloque em cima de cada quadradinho e decore um coma lâmina de amêndoa.

Bom apetite!!

Anúncios

3 thoughts on “Bolo de cenoura com calda de chocolate amargo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s