Quiche de Queijo coalho, tomate e manjericão

Como prometido, hoje colocarei uma receita para recheio da massa base para torta salgada publicada anteriormente. Hoje eu colocarei a primeira das três tortas/quiche que preparei para o chá de fraldas do meu sobrinho. Eu sempre adorei torta salgada, e acho que é uma ótima e versátil opção. Primeiro porque você pode criar infinitos recheios, segundo porque vai bem como almoço, acompanhado de uma salada de folhas mistas, como lanche da tarde, com um cafézinho, além de poder ser servido quente ou frio (à temperatura ambiente).
Ah, queria pedir desculpas por não ter muitas fotos do passo-a-passo, nesse dia estava fazendo várias coisas e acabei esquecendo, mas é tudo muito simples e com as fotos que tirei mais os textos vai ficar fácil.

Ingredientes:

1 massa básica para torta pré-assada (ver receita)
Queijo coalho
1 lata de tomates pelados
creme de leite fresco
leite (cerca de 1/3 da quantidade de creme de leite)
3 ovos
queijo parmesão ralado (não use o de saquinho)
manjericão fresco
pimenta do reino
azeite
nos-moscada
sal
tomate cereja e folhas de manjericão para decorar (opcional)

Passe o queijo coalho no processador até virar uma farofa úmida. Lave e tire as folhinhas do manjericão (não use os talos), pique grosseiramente metade (se as folhas já forem bem pequenas não é preciso picar).
Descarte o molho dos tomates pelados (não jogue fora, fica ótimo com macarrão e alguns temperinhos a mais), e com a mão abra cada tomate e retire as sementes. Pique grosseiramente.
Misture esses três ingredientes em uma vasilha e reserve.

Em outro recipiente misture o creme de leite (cerca de 300ml), o leite, os ovos, um bom punhado de queijo parmesão ralado e misture bem.

Acrescente a mistura de creme e ovos à mistura de queijo, tomate e manjericão. Tempere com pimenta do reino, sal (cuidado, se o queijo coalho for muito salgado não é preciso colocar sal), uma pitada de noz moscada e um fio de azeite. Misture até incorporar todos os ingredientes, coloque em cima da massa pré-assada e leve ao forno pré-aquecido até dourar (deixe o forno na temperatura média para que o recheio cozinhe por completo).

Decore com uma saladinha de tomate cereja cortados ao meio e temperado com sal, pimenta do reino e bastante azeite e manjericão fresco. Sirva quente ou a temperatura ambiente.
Bom apetite!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s