Falafel no forno

Falafel é um bolinho de grão de bico e especiarias, ele é servido frito como petisco ou em sanduíches de pão sírio. A minha versão não deve ser nada oriental, um dia eu fiquei com vontade de fazer Falafel, e não sabia bem como preparar, entrei em diversos sites na internet cada um com sua receita, alguns ingrediente que eu não tinha, outros que eu achei que não ficava bom, resolvi descer e ver o que eu tinha na dispensa e na geladeira, e pronto! Até que deu certo, a única coisa que não deu certo foi fritá-los, na verdade apesar da fritura ficar uma delícia e super crocante eu pensei que poderia fazer uma coisa que não sujasse tanto e ficasse mais levinho (menos calórico) já que é uma receita tão natural… Decidi fazer no forno e ficou ótimo, só perdeu um pouco para o frito em relação a casquinha crocante, mais quem quiser pode arriscar e fritá-los.

Ingredientes:

Grão de bico (usei cerca de meio pacote – 250g)
1 cebola pequena
1 ou 2 dentes de alho
cebolinha
coentro
hortelã
óleo de gergelim
azeite de oliva
Mix de condimentos:
Cominho em pó
Semente de coentro
Gergelim branco
Pimenta seca
Canela
Cravo da índia
Gengibre
Fermento em pó

Cozinhe o grão de bico sem deixá-lo muito mole (vi em algumas receitas que não precisa cozinhar, é só deixar 24h de molho, como já tinha cozinhado e não queria esperar 24 horas usei ele cozido).
Coloque o grão-de-bico em cima de uma toalha limpa, cubra e esfregue com a mão para soltar a casca, repita se necessário.

Pique grosseiramente a cebolinha, o coentro, o hortelã (em menor quantidade), a cebola e o dente de alho.

Rale um pequeno pedaço de gengibre (não usei tudo o que aparece na foto, o gengibre fresco tem um sabor muito forte), e em um pilão, amasse as especiarias secas.

Junte todos os ingredientes em um processador, tempere com sal, pimenta-do-reino e um pouco de óleo de gergelim. Bata no pulsar até obter uma textura de pasta grossa (e não um creme), se ficar alguns pedaços maiores não é problema (pelo menos pra mim!)

Faça bolinhas com as mãos, coloque em uma assadeira untada com azeite de oliva, amasse levemente e unte com um fio de azeite. Leve ao forno até dourar, se necessário vire o lado para que ele doure por igual.

Sirva com salada temperado com limão, óleo de gergelim e salpique algumas sementes de gergelim, ou…

… sirva com palitinhos (nesse caso não achatei as bolinhas) e molho tahine (que é o mais comum), mas como eu não tinha em casa, fiz um molho rápido com iogurte natural, limão, hortelã, sal, pimenta e azeite de gergelim.

Bom apetite!!

Anúncios

4 thoughts on “Falafel no forno

  1. Hum, parece ótimo! Já tinha feito uma receita de falafel que leva ovo, mas prefiro sem (acho o gosto do ovo forte e o cheiro tb, que, dependendo da quantidade, até passa para a massa).Vou testar a sua versão! um abraço. Bia.

  2. Quando pesquisei algumas receitas de falafel não vi nenhuma levando ovo. Já vi que muitos usavam fava para dar mais "liga" (trocavam parte do grão de bico por fava). E fazendo no forno fica super leve e saudável já que não fica cheio de óleo, testa e depois me diz o q vc achou! abraços

  3. Oi mariana,Gostei de sua receita, principalmente por que leva bastante especiarias. Mas fiquei na duvida com uma coisa? Voce nao fala em fermento ou em bicarbonato como outras receitas que vi falavam. Voce usou algum deles? Na primeira foto tinha no meio aquele potinho de fermento.De quslquer forma vou tentar fazer sem.Obrigado!AbsBruno

  4. Oi bruno,Usei o fermento sim, uma pequena quantidade, tipo uma colher de chá. Acrescentei junto com todas as especiarias na hora que coloquei os ingredientes no processador, mas foram tantos ingredientes que acabei esquecendo de mencionar. Você já fez a receita sem? Funcionou? Espero que sim!Obrigada pelo comentário, o erro já foi corrigido!Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s