O errado que deu certo: Rochinhas de laranja e Bombom de chocolate com casca de laranja

A páscoa está ai, e depois desse “Especial de Frutos do Mar”chegou a hora da sobremesa, e nada melhor do que chocolate!!
Eu sou meio suspeita para falar, mais uma das coisas que mais combinam com chocolate é laranja ou tangerina. Essa não é a primeira receita com esses dois ingredientes que eu coloco aqui, já fiz uma ótima Torta de chocolate com tangerina (uma das minhas primeiras receitas aqui do blog) e agora esses bombons de chocolate.
E por que o título do post “o errado que deu certo”? Tenho que admitir, o resultado final da receita não foi nada intencional, vamos dizer que meu chocolate “desandou”, mas eu acho que é impossível estragar chocolate (é muito gostoso para alguém conseguir esse feito), então inventei esse bombom “rochinha” que foi super aprovado!
Queria pedir desculpas por não ter muitas fotos, como a coisa desandou no meio do processo acabei esquecendo de tirar as fotos, além do que fiquei com a mão toda suja de chocolate… Mais é simples e acho que vai dá pra entender com as poucas fotos que tem e a minha explicação (assim espero!)

Ingredientes:

Chocolate amargo
Chocolate ao leite
Casca de tangerina
Cointreau

Descasque a laranja e corte a casca em tirinhas finas. Coloque a casca de molho na água por cerca de 1h para retirar um pouco do amargo.

Troque a água e leve ao fogo para cozinhar, quando levantar fervura pela primeira vez, troque a água e deixe ferver novamente. Desligue o fogo, coe e coloque em cima de um pano limpo para retirar o excesso de água. Enquanto isso, derreta o chocolate em banho-maria.

Até aqui estava indo tudo bem, a casca não estava mais amargando mais ainda tinha um gosto bem característico da laranja, o chocolate estava derretendo perfeitamente, ficando liso e brilhante. Até que…

Virou isso! (foto da esquerda) Como? Eu pensei, humm se vou fazer um chocolate com sabor de laranja, nada melhor do que misturar um pouco de Cointreau no chocolate… Retirei o Cointreau do frezer, coloquei cerca de um cálice…. a medida que fui despejando o licor no chocolate, o chocolate começou a endurecer na mesma hora, eu mexia e nada, ele foi formando essa “massa” grossa e opaca… Mas, ao mesmo tempo maleável. Eu conseguia pegar o chocolate na mão e moldá-lo, então resolvi fazer “Bombons recheados”. Fiz bolas de chocolate (como brigadeiros não muito uniformes), amassei na palma da mão, coloquei algumas tirinhas da casca de laranja cozida e enrolei novamente como um brigadeiro. Levei para a geladeira até que endurecessem, passei pelo açúcar de confeiteiro… O resultado foi esse:

Bonbons de chocolate recheados com casca de laranja. Depois resolvi dar outra cara aos bombons:

após fazer as bolinhas, passava no açúcar de confeiteiro, pegava um pedaço de casca de laranja cristalizada e apertava em cima da bolinha para que ela rachasse. Adorei o visual! Leve a geladeira e sirva quando o bombom estiver mais durinho.

Então, acabou a casca de laranja cozida, mais ainda tinha a casca cristalizada. Então…

Fiz essas rochinhas! Com a ajuda de uma colher eu tirava um pouco do chocolate e colocava em cima de uma travessa (sem tocar no chocolate, para que o calor da minha mão não deixasse ele brilhando). Assim mantive aquela textura opaca e grossa do chocolate. Decorei com tirinhas de casca de laranja cristalizada e levei à geladeira até endurecer.
No final tudo deu certo e os bombons foram aprovados por toda a família!

Bom apetite!!

2 thoughts on “O errado que deu certo: Rochinhas de laranja e Bombom de chocolate com casca de laranja

Deixe um comentário

