Moqueca de frutos do mar

Especial Frutos do Mar

Existe Moqueca Baiana, Moqueca Capixaba, Moqueca de frutos do mar, Moqueca de peixe… como a que eu fiz foi feita por uma pernambucana em Pernambuco eu posso chamar de Moqueca Pernambucana? Segundo meu pai a que eu fiz foi definitivamente uma Moqueca Baiana. Por que? Sabe quando você vai comer um acarajé e a baiana pergunta se você quer “quente”? Eu não perguntei pra ninguém, mas a moqueca estava QUENTE!! Juro que não foi a intenção, claro que eu queria que ficasse um pouco apimentada, porque eu acho que combina e muito, mas a ideia era que ficasse um pouco… Então a dica que dou logo de cara: Não use uma pimenta dedo-de-moça inteira com as sementes se você não quiser que fique picante… Mas ficou boa! Nada que um (ou vários) goles numa cervejinha bem gelada não resolvam!

Ah, não tem lula ou siri-mole? Siga a mesma receita só com peixe ou usando outros frutos do mar como ostras, sururu, polvo (que deve ser colocado já previamente cozido para não ficar borrachudo)…

Ingredientes:

Pimentão vermelho cortado em cubos grandes

Pimentão verce cortado em cubos grandes
Pimentão amarelo cortado em cubos grandes
Cebola cortada em cubos grandes
Tomate sem pele e sem semente cortado em cubos grandes
Cebolinha picada
Coentro picado
Salsinha picada
Pimenta dedo de moça cortada em rodelas *
Semente de coentro
Alho picado
Extrato de tomate
Leite de coco
Azeite de dendê
Caldo de peixe**
Filé de peixe branco cortado em fatias grossas
Lula cortada em aneis
Siri mole
Marisco
Camarão (médio ou grande)
Mexilhões na concha
Sal e pimenta do reino
* à gosto
** Coloquei cerca de 250 ml mais no final achei que não foi necessário, já que o peixe solta bastante água. Sugiro não colocar.
Aqueça um pouco do azeite de dendê em uma panela grande (se você tiver aquelas panelas de ferro é o ideal), coloque uma colher de sopa de semente de coentro e um pouco da cebola. Refogue rapidamente e abaixe o fogo. Por cima da cebola faça uma camada com parte dos pimentões e o tomate. Depois faça uma camada com as postas de peixe, lulas e siri-mole, tempere com um pouco de sal e pimenta do reino.
Faça mais uma camada com as verduras (cebola, pimentões coloridos, tomate e cebolinha picada), coloque um pouco de extrato de tomate e faça nova camada com o peixe, os anéis de lula e o siri-mole. Faça as camadas seguindo essa ordem até o topo da panela (deixe alguns centímetros pois quando começar a ferver vai borbulhar bastante). Finalize com o que sobrou das verduras picadas, o coentro e a salsinha. Coloque uma generosa quantidade de leite de coco, um pouco de extrato de tomate e bastante azeite de dendê, tempere com um pouco de sal e pimenta do reino. Coloque a pimenta dedo-de-moça em rodelas, tampe e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 30 minutos.
Passado esses 30 minutos (ou quando levantar fervura e cozinhar os peixes) coloque os camarões (o camarão só deve ser colocado no final pois se ficar muito tempo cozinhando ele fica borrachudo) e arrume as conchas de mexilhões por cima. Finalize com um pouco de coentro e salsinha picada.
Deixe ferver por mais uns 5 a 10 minutos.
Sirva com pirão de caranguejo e farofa de dendê com banana (fique de olho aqui no blog que essas serão as próximas receitas!)
Bom apetite!!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s