Bacalhau à moda da casa ou Bacalhau à Cleto Pitanga

Especial Frutos do Mar

Nesse fim-de-semana quem fez o almoço de domingo foi meu pai, Cleto Pitanga. Já em clima de Semana Santa ele preparou um bacalhau no forno que ficou uma delícia, além de ser muito, mais muito simples de preparar. Ideal também para um almoço com muita gente, já que o trabalho de preparar para duas, quatro ou oito pessoas é basicamente o mesmo.
A minha participação foi de fotógrafa e ajudante, a receita ele foi fazendo da cabeça dele (olha de onde puxei minha maneira de cozinhar!). O engraçado foi durante o almoço. Ele olhava pra mim e dizia “Hummm deveríamos ter colocado mais azeite…”, “Ou acrescentar um molho branco ralinho antes do purê”. Boas ideias e dicas que podem ser feitas da próxima vez e que com certeza só irão acrescentar mais sabor ao prato.

Ingredientes:

Bacalhau desfiado
Batata inglesa
Cebola
Azeitona preta
Leite
Azeite de Oliva
Ovos
Temperos secos ou frescos como salsinha e orégano (não tínhamos fresco em casa, mas é o ideal)
Sal e pimenta do reino à gosto

Deixe o bacalhau de molha na água de um dia pro outro para retirar o sal (lembre-se de trocar a água duas ou três vezes durante esse tempo).Escorra o bacalhau, dê uma última lavada e reserve.
Em uma panela grande aqueça o azeite e refogue a cebola cortada em tirinhas.

Dica: Refogue a cebola com bastante azeite.

Acrescente o bacalhau, misture bem. Em seguida, acrescente a batata cozida (al dente) e cortada em cubos grande. Misture delicadamente para não desmanchar as batatas.
Acrescente as azeitonas pretas sem caroço e tempere à gosto com sal (experimente antes para ter certeza se precisa acrescentar mais sal, normalmente o bacalhau ainda fica salgado), pimenta do reino, salsinha e orégano seco (se tiver salsinha fresca é ainda melhor. Pique bastante e acrescente um punhado ao bacalhau).
Misture bem desligue o fogo. Transfira o bacalhau para uma travessa de vidro que possa ir ao forno.

Dica: Você pode cozinhar a batata no microondas: Corte as batatas em cubos grandes, coloque em uma vasilha plástica e cubra com o filme plástico de cozinha (não é necessário colocar água, e no caso do bacalhau também não preciso acrescentar sal). Ligue o microondas na potência alta por cerca de 5 minutos. Cuidado ao retirar o filme plástico o vapor que sai é muito quente.

Cozinhe outra batata e esprema para fazer o purê. Acrescente leite, tempere com noz moscada e sal. Misture vigorosamente até que o leite esteja completamente incorporado. O resultado é um purê molinho (caso não fique tão mole, acrescente mais leite).

Espalhe o purê por cima do bacalhau, cubra com queijo ralado e um generoso fio de azeite. Leve ao forno pré-aquecido para gratinar. Quando retirar do forno, decore com rodelas de ovo cozido. Sirva a seguir.

Bom apetite!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s