Ceviche com manga

Especial frutos do mar


Meu irmão passou uma semana no Peru e voltou com a ideia fixa de comer ou ceviche. Ele disse que lá comia ceviche todos os dias, e era um pratão e super barato… Então, em um domingo qualquer resolvemos fazer. E resultado: ficou uma delícia! Como o prato é típico do Peru, Paulo pode comparar com o original e foi absolutamente aprovado! Dessa vez eu não tirei foto do passo a passo, mas pensei: é tão simples e tão gostoso que eu vou fazer novamente algumas vezes…”.


Aproveitando essa ideia do ceviche, lembrei que tinha visto no Menu Confiança o Chef Claude Troisgros preparando três tipos de ceviche, e lembrei que um deles ele usava manga e leite de coco. Como não lembrava exatamente como ele fez o ceviche resolvi misturar a ideia do ceviche peruano original (como Paulo fez) com a manga e o leite de coco. E quer saber? ficou ótimo!
Ah, e um agradecimento especial à Mari Serpa, que tirou as fotos enquanto eu cozinhava!!






Ingredientes:
Filé de Tilápia (também pode ser pargo, robalo, corvina)
Cebola roxa
Coentro
Pimenta dedo de moça
Suco de limão
Manga 
Leite de coco
Gengibre
Milho em conserva
Azeite de Oliva
Sal e pimenta do reino para temperar
Molho shoyo (opcional)



Corte o peixe em cubos médios, coloque em uma vasilha com o suco de aproximadamente dois limões (vai depender da quantidade de peixe. Lembrando sempre que o peixe cozinha no suco de limão e o limão tem o sabor bem marcante no prato). Deixe marinar.



Enquanto o peixe está marinando no limão, corte a cebola em tirinhas finas (quanto mais fina melhor). Para tirar o excesso de acidez da cebola, lave-a em água corrente. Pique meia pimenta dedo-de-moça (retire a semente se não quiser que fique muito apimentado) e o coentro bem picadinho.



Corte a manga em cubinhos e adicione todos os ingredientes que foram picados ao peixe, acrescente um bom fio de azeite e misture bem.


Dica: Escolha uma manga bem madura, a que eu usei não estava muito madura, então não passou o sabor adocicado ao prato.



Rale um pedaço pequeno de gengibre, tempere com sal e pimenta do reino. Por último coloque o leite de coco. Misture novamente. Deixe descansar por cerca de 5 minutos.



Sirva gelado, com milho em conserva e batata doce cozida.


Bom apetite!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s