Polvo ao vinagrete

Especial Frutos do Mar 

Estamos a pouco mais de uma semana da Semana Santa, e para aqueles que seguem a tradição (ou que gostam de frutos do mar) essa semana eu vou fazer um especial com receitas de peixe, bacalhau, frutos do mar e chocolate (!!). Espero que gostem e aproveitem para fazer uma dessas receitas para a família no almoço de páscoa!

A primeira receita vai ser de Polvo ao vinagrete. É uma ótima opção de entrada ou para petiscar antes do almoço. Também é muito prática, apesar do polvo não ser simples de cozinhar (e também um pouco demorado). É preciso ter cuidado ao cozinhar o polvo para que ele não fique “borrachudo”. Minha tia Conceição (que, por sinal, é uma cozinheira de mão cheia e faz um Polvo ao coco divino) cozinha o polvo na pressão com uma cebola dentro. Como eu não sou muito familiarizada com panela de pressão (acho que é trauma de infância já que sempre que Zita estava cozinhando na panela de pressão e eu chegava junto escutava “Cuidado menina, não mexa nessa panela se não ela explode”) então até hoje eu acho que se eu cozinhar na panela de pressão eu corro o sério risco de explodir a casa… Mas, voltando ao polvo, vi no programa do Chef Claude Troisgros ele preparar um macarrão com polvo, e ele ensinava como cozinhar o polvo para que ele não fique borrachudo (e numa panela comum),  então resolvi seguir as instruções dele e fazer meu polvo. Resultado: polvo aprovado! Não ficou borrachudo, mas também não ficou tão macio como o de Tia Conceição…

Ingredientes:

Polvo (usei cerca de 1 kg)
Pimentão amarelo
Pimentão vermelho
Pimentão verde
Cebola roxa
Tomate bem maduro
Salsinha fresca
Manjericão fresco
Azeite de Oliva extra virgem
Vinagre de vinho branco
Suco de limão
Sal e pimenta-do-reino à gosto
Camarões para decorar

Em uma vasilha, coloque o polvo fresco (ou descongelado) e salgue com sal grosso. Deixe descansar na geladeira por cerca de 30 minutos. Após os 30 minutos, leve uma panela com água fervente ao fogo, mergulhe o polvo na água e deixe cozinhar por um minuto…

… após 1 minuto fervendo, coloque o polvo diretamente em uma vasilha com água e bastante gelo. Segundo o Chef Claude Troisgros o choque térmico ajuda a quebrar as fibras do polvo. Repita essa operação 5 vezes. Depois da quinta vez, retorne o polvo para o fogo e deixe cozinhar por 40 minutos.

Dica (de Claude Troisgros no “Menu Confiança”): Não desperdice a água do cozimento do polvo, ela é cheia de sabor. Então, deixe o fogo ligado por mais alguns minutos para reduzir um pouco e apurar o sabor e congele. Use para preparar um risotto ou mesmo um arroz de polvo.

Deixe o polvo esfriar um pouco e corte em pedacinhos. Corte todos os legumes em cubinhos bem pequenos e pique finamente a salsinha e metade das folhas de manjericão (eu usei um pimentão de cada cor, uma cebola e um tomate grande sem pele e sem semente, um maço de salsinha e meio maço de manjericão).
Junte o polvo na mesma vasilha que as verduras em cubinhos e tempere. Acrescente azeite, o suco de limão e o vinagre de vinho branco na proporção 3:1. A cada xícara de azeite coloque 1/3 da xícara de suco de limão misturado com o vinagre. Não precisa ser exato, o importante é experimentar. Deve ficar levemente ácido mais não muito. Tempere com sal e pimenta do reino à gosto, acrescente algumas folhas inteiras de manjericão e decore com camarões cozidos (opcional).

Dica: Para acentuar ainda mais os sabores, deixe o vinagrete pronto na geladeira por cerca de 10-20 minutos antes de servir.

Sirva com fatias de pão italiano ou baguette temperada com um fio de azeite e raminhos de alecrim.

Bom apetite!!

Anúncios

4 thoughts on “Polvo ao vinagrete

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s