Chessecake light com calda de cereja

Sempre é bom comer um docinho sem culpa. Não conheço nenhuma mulher que, pelo menos uma vez na vida (também acho que não conheço nenhuma que só tenha feito isso uma vez), depois de comer aquela sobremesa deliciosa, ou aquele doce “sem necessidade” no meio da tarde não tenha ficado com peso na consciência, p*** da vida por achar que pôs a perder aquela dieta “milagrosa” ou não adiantou nada aquele dia que se matou na academia…
Pois é, mas o problema é: como resistir?! “Os seus problemas acabaram!”… ok, é mentira, como queria que isso fosse verdade, mas pelo menos é uma opção que praticamente não leva açúcar, é bem leve e, pode acreditar, saborosa. E alem de tudo é muito, mais muito fácil de fazer.
Eu já vi dezenas de receitas de cheesecake, não tenho ideia de qual seria a mais “correta” ou “original”, tem uns que vão ao forno, outros (como esse que fiz) só precisa ir à geladeira (a base de biscoito vai antes ao forno), então resolvi fazer essa receita juntando um pouco de tudo o que já tinha visto, usei os ingrediente que eu tinha em casa e o resultado foi excelente!

Ingredientes:

1 pacote de biscoito de leite
2 colheres de sopa de manteiga sem sal (gelada)
1 pote de cream cheese (usei light)
1 embalagem de ricota
2-3 claras em neve
Raspas de limão
1 envelope de gelatina sem sabor (dissolvido em água como manda o fabricante)
Adoçante culinário
2 colheres de sopa de açúcar
1 pote de geléia de cereja (usei geléia sem açúcar, pode substituir por geléia de morango)
Cerejas frescas (pode ser substituído por morango)

Quebre os biscoitos até virar uma farofa (não tem problema se ficar alguns pedaços). Em uma vasilha, acrescente a farofa de biscoito e a manteiga em pedaços e misture com a ponta dos dedos até formar uma farofa úmida. Espalhe no fundo de uma forma fundo removível e aperte com as mãos até cobrir toda a superfície.
Você pode levar ao forno por alguns minutos, mas se preferir, pode deixar assim mesmo. (Acho melhor quando vai ao forno). Reserve.

Dica: para quebrar os biscoitos sem sujar muita coisa basta pegar um saco plástico de cozinha, colocar os biscoitos dentro e bater com um batedor de carne, rolo de macarrão ou qualquer objeto pesado.

Dica 2: Se levar ao forno, deixe esfriar em temperatura ambiente antes de colocar o recheio.

Para o recheio: Primeiro escolha uma ricota bem úmida, assim o recheio fica mais suave e lisinho. Passe a ricota no processador até formar um creme grosso. Acrescente o cream cheese e bata até formar um creme liso (você também pode usar a batedeira). Misture a gelatina dissolvida em água (como manda a embalagem).
Em outra vasilha, bata as claras em neve e vá acrescentando à mistura de queijo aos poucos.

Dica: Use um fuêt para misturar, assim você mantém a leveza da clara em neve.

Acrescente raspas de limão e coloque a mistura na forma deixando o creme bem liso em cima. Leve a geladeira até ficar firme e bem gelado.

Enquanto o recheio descansa na geladeira prepare a calda de cereja. Retire o caroço das cerejas e corte em pedaços grandes. Coloque em uma panela com um pouco de açúcar, leve ao fogo baixo, acrescente um pouquinho de água e deixe ferver até que a cereja cozinhe completamente. Preste atenção, caso comece a secar muito, coloque um pouco mais de água.

Quando a cereja estiver completamente cozida acrescente a geléia e um pouco de água para dissolver e não deixar que endureça ao esfriar. Deixe ferver.

Deixe a calda esfriar na geladeira. Quando estiver fria, desenforme o cheesecake e espalhe a calda por cima. Sirva gelado e bom apetite!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s