Salada refrescante com laranja e romã

Que calor! Definitivamente é a frase mais falada nos últimos meses aqui no Recife. Mínima de 25º e máxima de 32ºC é o que diz a meteorologia, mas o que eu posso dizer é que nunca chegamos na mínima (mesmo durante a madrugada) e a máxima, bem a máxima sempre ultrapassamos, sem falar na sensação térmica que chega fácil aos 40ºC! Ah, falando em meteorologia, li recentemente em algum lugar que o outono tinha começado no Recife… Espera aí, Outono e Recife em uma mesma frase?! Não, definitivamente não combinam! Recife desconhece completamente esta palavra, aqui nós só temos duas estações Sol + calor, conhecida também como verão e chuva + calor, nosso rigoroso inverno.
Então, para aguentar esse calorzão, nada melhor do que uma saladinha leve e refrescante acompanhada de um suco bem geladinho. Algum de vocês ao ler essa frase pode pensar “Ah, eu sei uma coisa melhor, praia + cerveja estupidamente gelada”, tá, tudo bem, existem coisas melhores, mas vamos ser realistas: de segunda a sexta é melhor, ou a única escolha, é a salada com suco mesmo. Mas eu garanto, a salada é muito boa!
Então, vamos deixar a praia e a cerveja pra o final de semana e vamos ao que interessa agora, a receita!

Ingredientes:
Alface americana
Radiccio
Agrião
Laranja
Ricota
Romã

Para o molho:
Iogurte natural desnatado (consistência cremosa)
Hortelã
Romã
Azeite de oliva
suco de limão
pimenta do reino
sal

Rasgue grosseiramente com as mãos algumas folhas de alface americana e de radiccio. Solte as folhas dos talos mais grossos do agrião (pra essa salada só vamos usar as folhas e talos finos, os talos mais grossos podem ser usados em ensopados, sopas ou para refogar junto com a cebola e dar um sabor diferente ao arroz branco). Misture todas as folhas e arrume as no fundo de um prato largo.
Quebre a ricota com os dedos e coloque por cima das folhas. Descasque uma laranja (retirando completamente a parte branca da casca) e corte em rodelas (lembre-se de retirar as sementes) e coloque por cima das folhas.
Corte o romã no meio, segure-o na palma da mão com o corte virado para baixo, e com a ajuda de uma colher de pau, bata na casca do romã. Isso ajuda a retirar facilmente as sementes. Espalhe algumas sementes sobre a salada.

Para o molho: misture o iogurte com uma colher de sopa de suco de limão e três de azeite de oliva. Pique  finamente um punhado de folhas de hortelã, acrescente algumas sementes de romã (uma ou duas colheres de sopa), tempere com um pouco de sal e pimenta do reino (só um pouco para que o molho fique bem leve e suave). Misture bem amassando as sementes de romã para que elas liberem o suco. Sirva com a salada e bom apetite!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s