Contra filé com batata-doce e salada de rúcula e parmesão ou…

…Gebratenes Entrecôte mit Süßkartoffelchips und Rucola-Parmesan-Salat (tá bom, eu resumi o título da receita na tradução).

Essa é a primeira receita que colocarei aqui que foi retirada do mercado Kochhaus. É uma receita simples e rápida para uma refeição completa. Todos os ingredientes são simples e podem ser encontrados aqui em qualquer mercado, mas com algumas pequenas diferenças, como por exemplo a batata-doce, que por fora é igual a daqui, mas por dentro é laranja (como um jerimum), o sabor fica no meio entre batata-doce e jerimum (mais pro lado da batata-doce), mas, é claro, que dá para fazer normalmente com a nossa batata-doce. E a outra diferença é a rúcula. Aqui, pelo menos em Recife, só encontramos a rúcula em folhas grandes com o talo mais grosso, lá é uma rúcula pequenininha, com o talo fininho, mas o sabor é praticamente o mesmo, então não é problema.
A minha dificuldade foi realmente descobrir que corte de carne foi usado (não sou muito boa em reconhecer cortes de carne) principalmente quando na receita está escrito tudo em alemão… mas nada que o google translate não pudesse me ajudar, então segundo o google o corte é:Entrecôte é o termo francês para um bife da costela intermediária. Os bifes estão entre os  a 12ª costela”. O que posso dizer é que é uma carne muito saborosa e macia! Então podem procurar esse corte aqui nos mercados, ou pedir para o açougueiro fazê-lo.
Seguir o passo a passo da receita ajuda bastante no preparo, a parte ruim é que é tudo em alemão, mas no meu caso, como o prato foi feito a quatro mãos, o dono das outras mãos fazia a tradução “simultânea”…


Então, vamos a receita (em português, é claro!):

Fonte: Folder com receita do Kochhaus.

Ingredientes:


2 bifes altos de contra-filé (parte entre as costelas)
2 batatas-doce
Rúcula
Tomate cereja
Parmesão
Dentes de alho
Manteiga
Azeite de oliva
Mostarda
sal
pimenta do reino
Açúcar
vinagre de vinho branco
Óleo vegetal para fritar*



Lave bem as batatas (você irá usar com a casca) e corte em fatias finas, quanto mais fina melhor, principalmente se você escolher fritá-las. Como não tinha óleo suficiente, resolvi colocar as batatas no forno (e o bom é que desse jeito fica mais saudável). Então, coloque uma folha de papel manteiga em uma assadeira, disponha as fatias de batata lado a lado, tempere com sal e um fio de azeite. Leve ao forno pré-aquecido até ficar sequinha e dourada, vire na metade do tempo para dourar por igual. Quando virar as batatas, coloque um pouco mais de sal e outro fio de azeite.


* Se preferir, esquente uma panela com bastante óleo, e quando o óleo estiver bem quente, coloque as batatas. Deixe fritar, retire e deixe descansar em um prato com papel toalha.



Enquanto as batatas estão no forno (ou fritando), prepare a salada. Começando pelo molho. Em um recipiente pequeno coloque o azeite e o vinagre de vinho branco (na proporção de 3:1), acrescente a mostarda, tempere com sal, pimenta e um pouco de açúcar (para quebrar a acidez da mostarda e do vinagre). Misture vigorosamente com um garfo para incorporar todos os ingredientes. Reserve.



Corte o queijo parmesão em lascas, você pode utilizar um descascador de legumes para facilitar. Em um recipiente maior, acrescente a rúcula e os tomates cereja cortados em 4 partes (na metade e depois cada metade em dois). Acrescente parte do molho e misture delicadamente com as pontas dos dedos. Acrescente as lascas de parmesão e reserve.



Tempere a carne com sal e pimenta do reino dos dois lados, dando “tapinhas” na carne para segurar o tempero. Descasque e corte em laminas finas dois ou três dentes de alho, reserve.
Em uma frigideira com cabo de metal (que possa ir ao forno), aqueça um pouco de azeite (bem pouco), coloque a carne e deixe fritar por dois minutos, vire a carne (de preferência usando uma pinça, para não espetar a carne) e deixe por mais dois minutos. Desligue o fogo, espalhe o alho fatiado em cima dos bifes e coloque um cubo de manteiga sobre cada um. Leve imediatamente ao forno pré-aquecido por oito minutos (deixamos cerca de 5-6 minutos para que a carne ainda ficasse avermelhada no centro).


Dica: Você vai notar que, ao retirar os bifes da panela, irá sobrar um caldo suculento da carne. Para não desperdiçar esse caldo que é muito saboroso ai vai uma dica. Volte a panela para o fogão, comece a aquecer esse caldo e coloque um pouco de vinho tinto, com uma colher vá “raspando” o fundo da panela e deixe reduzir por alguns minutos. Coloque um cubinho pequeno de manteiga, desligue o fogo e sirva esse molho com a carne.



Em um prato grande, arrume a salada (regue com um pouco mais do molho), as batatas (se quiser, coloque um pouquinho de sal por cima das batatas) e o bife. Sirva a seguir acompanhado de um bom vinho tinto.
Bom apetite!!

Anúncios

3 thoughts on “Contra filé com batata-doce e salada de rúcula e parmesão ou…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s