Kochhaus: "mercadinho" bem interessante

Esse vai ser um post sem receita (ai meu deus!!), mas prometo que o assunto é interessante, tem tudo a ver com o meu blog, tem fotografias e está diretamente relacionado com a próxima postagem (esta sim será uma receita!).
Desde a primeira vez que ouvi sobre o Kochhaus (que em português quer dizer algo do tipo: “cozinhar em casa”) pensei: “Putz, que ideia massa!!”. E, realmente é. Uma ideia aparentemente simples, que foi executada de uma maneira espetacular.

Fonte: kochhaus.de

O Kochhaus foi inaugurado em setembro de 2010 em Berlim. É basicamente um super mercado (ou mercado, já que é bem pequeno)… espera ai, eu disse “basicamente”? Retiro o que disse! De básico o Kochhaus não tem nada.

O mercado não é dividido em corredores ou por setor, na verdade ele é dividido em “ilhas” de receitas. E na parede do fundo e da lateral, prateleiras com vinhos, cerveja, alguns outros temperos, alimentos e livros de receitas (!!).

Em cada “ilha” existe um “quadro negro” com uma receita. Tem opções para todos os gostos como entradas, prato principal, sopa, sobremesa e pratos vegetarianos.

Em cada quadro aparece o nome da receita, a foto da receita pronta, as fotos e quantidades de cada ingrediente e o custo exato de cada porção…

… E, na bancada, todos os ingredientes necessários para a preparação da receita. Tudo (ou quase tudo) já separado em porções para duas pessoas. Não sabe preparar a receita ou não vai conseguir decorar tudo? Não tem problema, até nisso eles pensaram. Uma caixinha com a receita impressa é colocada na frente da bancada, então além dos ingredientes basta pegar um folder com a receita e levar pra casa (pena que é tudo em alemão, mas ao menos é bem ilustrado).

É isso, além de prático, ajuda a poupar tempo, já que você não precisa ir de mercado em mercado para encontrar tudo pra sua receita, você tem ótimas opções para preparar aquele jantar de última hora (e que você não tem a menor ideia do que cozinhar) e não precisa comprar, por exemplo, um pote com 100g de páprica (que você vai usar uma vez perdida na vida) quando a receita só pede duas colheres de sopa. Você compra um sachê com a quantidade exata que irá utilizar.

Ah, e dentro do mercado ainda tem uma cozinha aberta, onde em alguns dias da semana, infelizmente não estava funcionando no dia que eu fui, onde chefs preparam as receitas que estão expostas, e você pode comprar os ingredientes, eles preparam pra você, e você leva uma “quentinha” pra casa! Quer coisa mais prática??

É isso, espero que vocês tenham achado tão interessante quanto eu achei (acho que deu pra notar na ‘babação’ do texto), mas é que realmente é muito legal!

Para saber mais e ver algumas receitas (em alemão) acessem www. kochhaus.de. Ah, e as próximas postagens serão com receitas de lá (e em português!!)

Anúncios

3 thoughts on “Kochhaus: "mercadinho" bem interessante

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s