Enroladinho de camarão com salmão maçaricado

De volta à Recife, e novamente podendo acentuar as palavras (viva!!)

Então hoje vou colocar a receita da entrada que fiz no dia do jantar especial “O maçarico”(onde o prato principal foi o camarão no abacaxi). É uma entrada com um toque bem oriental já que usei wasabi, teriaki, e sashimi de salmão, Mas, aos que não gostam de sushi ou de comida crua (como o meu pai) o maçarico tem um papel super importante nessa receita. Além de dar um sabor especial com o “queimadinho” ele “cozinha” o salmão, então, tecnicamente não tem nada cru nesse prato. A idéia é bem simples e fácil, mas a montagem requer um pouco de paciência e cuidado para que todos fiquem bem bonitinhos.
Como você precisa fazer um a um, sugiro preparar com algumas horas de antecedência, cobrir com filme plástico e deixar na geladeira até a hora de servir, só então deve-se maçaricar o salmão.

 Ingredientes:
Camarões grandes descascados mas com o rabo
Filé de salmão (corte para sashimi)
Cream cheese de wasabi (ver receita aqui)
Pimenta do reino
Sal
Azeite de Oliva
Limão (suco e raspa)
Para a salada:
Cenoura ralada no comprimento ou cortada em juliene
Nabo ralado no comprimento ou cortado em juliene
Sal e pimenta do reino para temperar
Para o molho teriaki:
Shoyo
Açúcar mascavo
wasabi em pó
gengibre em pó
Tempere o camarão com sal, pimenta do reino, um pouco do suco de limão (só um pouco), raspas de meio limão e um fio de azeite. Deixe marinar por alguns minutos e depois espete palito de dente em cada camarão até um pouco mais da metade. O palito evita que o camarão enrole muito durante o cozimento.
Dica: Eu usei palito de dente, mas aconselho usar palito de churrasco pois é mais fácil para retirar depois de pronto e não corre o risco de quebrar.
Coloque o camarão para cozinhar no vapor (assim ele não fica muito aguado e não perde o sabor da marinada). Quando estiverem rosados pode retirar.
Dica: Retire os palitos com o camarão ainda morno, fica mais fácil, se você deixar esfriar completamente a carne do camarão vai grudar no palito.
Corte a peça do salmão em sashimis (você vai precisar da mesma quantidade de sashimis de salmão e de camarão). Depois, com cuidado para não cortar demais, faça pequenos cortes na diagonal em um lado do sashimi.
Passe uma camada do cream cheese de wasabi no lado que você não fez os cortes. Depois, pegue um camarão e um sashimi com wasabi…
… coloque  em cima do camarão e enrole por baixo com cuidado e deixando bem firme…
… o camarão deve ficar assim, com o salmão enrolado nele (o wasabi ajuda a “colar” o salmão no camarão). Repita o mesmo com todos os camarões e reserve.
Prepare o molho Teriaki: Em uma panela, coloque o shoyo e o açúcar mascavo, misture até dissolver o açúcar e acrescente uma colher de wasabi.
Deixe ferver e reduzir até ficar como um mel (vire a panela de lado e faça um risco com a colher, você nota que o líquido não escorre rápido). Deixe esfriar.
Montagem: Faça pequenos ninhos com a cenoura e o nabo no prato, tempere com um pouco de sal e pimenta do reino, coloque um camarão em cima de cada ninho. Com o maçarico vá “queimando” cada salmão até que ele ganha ema cor mais rosada e algumas partes pretas (principalmente nas pontas).
Depois de maçaricar todos os camarões, regue com fios de teriaki e sirva a seguir.
Bom apetite!!
Anúncios

2 thoughts on “Enroladinho de camarão com salmão maçaricado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s