Camarao no abacaxi

novamente uma postagem fatando alguns acentos….
Mas, vamos ao que intertessa: a receita! No dia que fiz essa receita, eu resolvi estreiar o macarico que ganhei da minha irma/cunhado/sobrinhos no natal. Entao liguei pra todo mundo dizendo que ia ter um jantarzinho em familia naquele dia… e que o astro principal da noite seria o meu novo macarico! Entrada, prato principal e sobremesa, tudo macaricado!! Eu deveria comecar publicando a receita da entrada, mas eu nao estou com as fotos aqui, entao, vamos puölar a entrada e vamos direto para o prato principal, e eu devo dizer que essa receita fez bastante sucesso la em casa! 
A primeira vez que comi camarão com abacaxi foi no restaurante (delicioso) Beijupirá, não tenho idéia de como é feito lá, e nao é maçaricado :), então resolvi fazer minha própria receita. Apesar de parecer requintada ou dificil de fazer, juro que nao é. É só uma questao de apresentacao, o preparo é bem simples. 

Ingredientes:
Camarao Médio descascado e sem cabeca
Abacaxi
Cebola
Creme de leite fresco
Requeijao cremoso
Coentro
Queijjo coalho
Azeite de oliva
limao
sal e pimenta do reino

Lave bem o abacaxi, e com uma faca grande corte-o ao meio no sentido do comprimento, tente cortar inclusive a coroa do abacaxi ao meio como na foto. Em seguida, com uma faca menor e mais flexível, retire a polpa cortando toda a colta do abacaxi e depois com uma colher grande “cave” o centro. Assim voce terá a polpa do abacaxi e a casca fica como uma canoa. Reserve as metades do abacaxi, serao usadas no final para servir o camarao. Pique a polpa em cubinhos descartando o talo central, ele é muito duro e fibroso para colocar na receita.

Pique finamente a cebola e em uma panela larga e alta aqueca o azeite. Refogue a cebola até ficar bem transparente, sem deixar dourar. Acrescente o camarao e refogue rapidamente.

Dica: Se voce usar camarao pré-cozido e congelado, como eu usei, deixe o camarao descongelar completamente no refrigerador dentro de um escorredor de macarrrao (coloque outra vasilha em baixo), quando estiver descongelado e for utilizar, esprema o camarao com as maos, e coloque-os em cima de uma toalha de cozinha limpa, assim o camarao nao vai soltar tanta água durante o cozimento e será possivel refogar o camarao, e nao cozinhá-lo.

Acrescente o requeijao cremoso, misture bem até levantar fervura, em seguida acrescente o abacaxi em cubinhos e deixe ferver.

Dica 2: o abacaxi também solta muita água, entao, quando eu cortei em cubinhos, eu deixei o abacaxi em uma peneira para escorrer o excesso de líquido.

Acrescente o creme de leite, tempere com sal, pimenta do reino, raspas e um pouco do suco do limao. Deixe ferver. Caso fique muito liquido voce pode acrescentar um pouco de maisena diluída em uma ou duas colheres de leite frio, isso ajudará a engrossar um pouco o molho.

Acrescente um punhado de coentro picado e desligue o fogo. Para montagem: distribua o camarao dentro das “canoas” de abacaxi. Cubra com uma camada de queijo coalho em cubinhos.

Agora vem a parte legal: com o macarico, vá “tostando” o queijo coalho até ficar bem dourado com umas pontinhas queimadas (isso dá um sabor todo especial).

Sirva a seguir acompanhado de arroz branco com castanhas picadas. Bom apetite!!

2 thoughts on “Camarao no abacaxi

Deixe um comentário

