Gratinado de frango com batata

Depois de um tempaosem novas receitas, vou colocar uma que fez bastante sucesso lá em casa quando eu fiz, nao e das mais rápidas, mas é simples de preparar e de montar. E no final, eu vou dar duas opcoes de montagem e no meio da receita uma dica, que vi em algum site na internet, mas nao lembro mais qual foi, que vai ajudar muita gente… Entao, vamos a receita*

*Me desculpem a falta de acento, mas estou em outro computador e nao sei colocar acento aqui!!

Ingredientes:
Batata
Frango
Brócolis
Molho bechamel**
VInho branco seco
Caldo de galinha ou legumes
Azeite de oliva
Queijo parmesao
Sal e pimenta do reino para temperar

Corte as batatas em rodelas, e coloque para cozinhar junto com o frango no caldo de legumes. Como as batatas estao cortadas, elas irao cozinhar rapidamente, entao, primeiro coloque o frango, e quando ele estiver quase cozido, acrescente as batatas. Quando as batatas estiverem al dente escorra tudo, e reserve as batatas (coloque água fria nas batatas para parar o cozimento, como tudo ainda vai ao forno o ideal é que as batatas nao cozinhe demais).

Pegue o frango, ainda quente e sem os ossos, e coloque-o na vasilha da batedeira (sim, da batedeira !!), e ai vem a melhor dica que já vi: Com as paletas normais da batedeira, voce consegue desfiar o frango sem precisar que ele esfrie antes e principalmente sem todo aquele trabalho de desfiar à mao. As fotos a cima mostram que funciona!

Pique a cebola em cubos pequenos e refogue com um pouco de azeite de oliva ate comecar a dourar. Acrescente o frango, refogue e acrescente cerca de uma taca de vinho. Tempere com sal e pimenta do reino, deixe o frango absorver o vinho e desligue o fogo.

Agora vem a montagem: Em ramequins individuais (ou em uma travessa refratária maior), coloque uma camada do molho bechamel (voce pode ver a receita aqui), e depois uma camada de batata.

Depois, coloque uma camada de brócolis cozidos e picados e por cima uma camada do frango.

Cubra o frango com o molho bechamél, e faca nova camada com batata, depois frango, depois bechamel, até o topo do ramequim.

Finaliye com uma camada de batata, cubra com o molho e salpique queijo parmesao ralado por cima. Leve ao forno pré-aquecido para gratinar. Como já está tudo cozido, nao precisa demorar muito tempo, assim que estiver dourado pode retirar do forno.

Como disse anteriormente, voce também pode montar em uma travessa grande, é só seguir a mesma ordem das camadas e levar ao forno.

Sirva acompanhado de uma salada ()a salada da foto é de abobrinha com azeitona preta e pimenta dedo-de-moca. Voce também pode servir com um simples arroz branco acompanhado de um bom vinho branco.

Bom apetite!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s