Abacate & Camarão

Uma ótima ideia para um almoço leve ou uma entrada (se for servir como entrada o ideal é que a porção seja a metade do que aparece na foto, cada abacate serviria 4 porções, e poderia ser servido em copos de Martini gelados).
A sugestão de servir dentro da “concha” formada pela casca do abacate é ótima, além de ser menos um prato para lavar, a apresentação fica simples e elegante ao mesmo tempo. As cores do prato são uma atração à parte, é de encher os olhos. Leve e saudável, apesar de o abacate ter bastante gordura, é uma gordura saudável, e para os que gostam de guacamole, não tem como não gostar desse prato!
A ideia para esta receita eu tirei daqui, mas fiz algumas modificações.

Ingredientes:
Abacate maduro
Tomate cereja
Mussarela de búfala
Camarão (sem casca e sem cabeça – pode ser natural ou pre-cozido)
Pimenta dedo-de-moça
Coentro
Limão (raspas e suco)
Sal, pimenta do reino e azeite de oliva

Comece pelos camarões: em uma vasilha, coloque os camarões, o coentro picado, raspas de limão (usei limão siciliano, mas pode ser limão comum), um pouco de suco de limão, sal, pimenta-do-reino moída na hora e um fio de azeite. Misture bem e reserve.

Com uma colher grande, retire toda a polpa do abacate, preservando a casca inteira. Se o abacate estiver maduro é muito fácil de tirar. Corte o abacate em cubos médios (com cuidado porque a polpa é muito molinha, e não é interessante amassá-la), tempere com algumas cotas de suco de limão para que o abacate não escureça.
Corte a mussarela de búfala em cubinhos e faça o mesmo com os tomates cerejas. Coloque tudo em um recipiente maior e reserve.

Em uma panela de grelhar (ou em uma frigideira anti-aderente) grelhe os camarões, não é necessário colocar nenhuma gordura. Deixe a panela esquentar bem, e quando estiver quente, coloque os camarões lado a lado. Vire os camarões um a um e deixe dourar do outro lado.

Tempere o abacate, o tomate e a mussarela com sal, pimenta do reino e a pimenta dedo-de-moça picadinha. Misture delicadamente e acrescente os camarões ainda quentes. Misture tudo com cuidado, acerte os temperos e está pronto para servir.

Dica: Pode também ser feita com camarão cozido no vapor e servida fria ou morna.

Divida nas duas “conchas” da casca do abacate e finalize com coentro picado.

Bom apetite!

Anúncios

2 thoughts on “Abacate & Camarão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s